Voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Realizado por Daniel Perpétuo Cação
Nº6 2ºB 2010/2011
Índice
Conteúdo
Índice 2
Introdução 3
A Historia do Voleibol 4
Principais Regras do Voleibol 7
REGRAS DO JOGO 8
PONTUAÇÃO 8
ROTAÇÃO 8
NÚMERO DE TOQUES 8
BOLA FORA 8
SERVIÇO 8
PASSE 9
Conclusão 10

Introdução
Este trabalho tem o intuito de se falar a cerca do desporto chamado voleibol. Neste trabalhoinsere-se uma serie de assuntos entre os quais são a história o seu inventor, as regras do jogo, motivo pela qual foi criado, material, modos de rotação, técnicas básicas para se utilizar em voleibol.
Vai falar acerca do voleibol no Brasil e os campeonatos europeus.
Este trabalho é ir um pouco as raízes do assunto, pois a informação fornecida pelo professor e a necessária para se saber um pouco decomo se joga voleibol. E a parte mais teórica é o que se pretende abordar neste trabalho mas no fundo vai ao encontro do da prática as aulas.
Vou falar a cerca do voleibol de praia que foi inventado mais tarde.

A Historia do Voleibol
O Voleibol foi criado em 1885, em Massachussets, por William G. Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio de Holyoke, no Estado de Massachussets, nosEstados Unidos da América. Este professor de Educação Física, ao procurar criar uma nova actividade que fosse suave e motivante, ao contrário do fatigante e competitivo basquetebol, que se pudesse praticar no Inverno e que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação como o ténis, inventou uma nova modalidade, a que chamou de “minonette” e que deu origem ao voleibol dos nossos dias.William Morgan tentou criar uma actividade de carácter mais recreativo, que se adaptasse aos seus alunos e aos homens de negócios que frequentavam os seus cursos e que simultaneamente exigisse um grande esforço e uma movimentação variada. Ter-se-á inspirado do ténis, uma vez que permaneceu na sua ideia uma rede a dividir o espaço de jogo, ao mesmo tempo que o jogo deveria ser jogado num recintorectangular, entre duas equipas separadas por uma rede, mantendo uma bola em movimento, até que esta tocasse no solo, ou fosse batida para além dos limites do campo.
O número de jogadores não era limitado só tinha de ser igual para ambas equipas. O sistema de rotação era já usado, para que todos jogadores pudessem servir.
Era pois, um jogo que poderia ser jogado em recintos cobertos ou ao ar livre,por um qualquer número de jogadores, que não precisavam de material para bater a bola, pois poderiam fazê-lo com as próprias mãos. A dificuldade estava em arranjar uma bola de grandes dimensões e de pouco peso, que se adaptasse ao tipo de jogo que se havia idealizado.
Como a bola de basquetebol era muito pesada, começou por se usar a sua câmara, o que também se tornava demasiado leve. Foi entãoque a firma A. G. Spalding & Brothers criou uma bola idêntica à dos tempos actuais.
A primeira demonstração pública deste jogo foi realizada em 1896 no Springfield College, durante uma conferência de directores de Educação Física do YMCA (Young Man Christian Association). Morgan apresentou duas equipas formadas por cinco jogadores, num campo de 15,35 m de comprimento, por 7,625 m de largura ecom a rede colocada a uma altura de 1,98 m.
Durante a exibição o Prof. Alfred Halstead sugeriu a mudança de nome para “Volley-ball” que na sua opinião era mais adaptada ao jogo e com a qual Morgan concordou.
Estavam assim lançadas as bases de um jogo que, sofrendo variadas e profundas alterações, em breve se iria expandir e popularizar por todo o mundo.
  As primeiras regras que se conhecemdatam de 1896 e foram escritas por J. Y. Cameron, sendo as principais as seguintes:
        1- O jogo era constituído por nove innings. Um inning consistia na execução de três serviços por jogador em cada equipa.
       2- Sistema de pontuação - uma equipa só marcava ponto quando possuía o serviço.
  3- A rede não podia ser tocada.
  4- A bola não podia ser agarrada.
       5- A bola podia...
tracking img