Divida publica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................................4

2. Dívida Externa.........................................................................................5

3. Dívida Interna..........................................................................................7

4.Conclusão...............................................................................................8

5. Referência...............................................................................................9

1. INTRODUÇÃO
Todo país pobre e que esta em desenvolvimento, precisa de recursos financeiros para manter suas dispesas com a sociedade e financiar seus gastos que não são cobertos com a arrecadação deimpostos. Para isso estes países recorrem a empréstimos com bancos do exterior, governos internacionais de países desenvolvidos. Este montante de débitos é conhecido como Dívida Externa, esta pode ser elevada ou não. O Brasil é um exemplo de país com elevada dívida externa.
O endividamento das empresas nacionais e do governo brasileiro com cidadãos, companhias e órgãos internacionais denomina-se dedívida externa brasileira. No momento esta dívida encontra-se num montante de aproximadamente duzentos e setenta e um bilhões de dólares, é composta basicamente de financiamentos de médio e longo prazos e empréstimos de curto prazo.
As fontes que financiam os empréstimos brasileiros são o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) ou Banco Mundial, FMI – Fundo MonetárioInternacional e o BIS – Banco de Ajuste Internacional, além das agências governamentais, como por exemplo, Usaid e Eximbank dos EUA, Eximbank do Japão, KFW da Alemanha, entre outras que compõem o chamado Clube de Paris.
A dívida externa brasileira é considerada a maior do mundo e essa questão é um dos principais pontos da crise econômica, afinal como um país endividado, com muitos problemas sociais e comfreqüentes déficits nas contas externas poderia despertar interesses em investidores externos? Já a parte da dívida pública que representa o somatório dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo com entidades financeiras de seu próprio país é chamado de dívida interna. Esta dívida teve três origens principais: o financiamento de novos gastos públicos em bense serviços (despesas com educação, construção de novas obras etc.) em qualquer nível de governo ou entidade pública, os gastos com juros sobre as dívidas contraídas no período anterior e, no caso do governo central, a política monetária e cambial.

2. DÍVIDA EXTERNA
Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimossão feitos com bancos entrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).
Uma dívida externa elevada pode ser prejudicial para um país, principalmente se este for pobre ou em desenvolvimento, pois cria uma dependência com relação aos credores. Muitas vezes, o país com alta dívida externa não consegue saldar toda a dívidae compromete boa parte de seus recursos para pagar os juros.
Com a intenção de amparar países pobres foi criado o FMI (Fundo Monetário Internacional), este orgão tinha como intuito principal socorrer países com dificuldades de curto prazo. O FMI era composto de muitos países que contribuiam com uma quantia anualmente para suprir os problemas de outros países. Mas o FMI não era recorrido apenaspelos países de terceiro mundo, mas também por nações industrializadas como Japão, França, Estados Unidos, Inglaterra e muitos outros.
O FMI foi criado para empréstimo de curto prazo, mas muitos países não cumpriam com seu prazo de pagamento e daí o crescimento da dívida, causando dependência dos países pobres para com os países ricos. Devido a este fator a dívida externa é um dos maiores...
tracking img