Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O trabalho aqui apresentado tem por escopo apresentar o máximo de informações sobre a Balística Forense, que possui uma grade diversidade de assuntos e por meio deste expor as características gerais sobre armas de fogo e munições, as lesões causadas por uma arma de fogo e pericia.
É uma disciplina, integrante da criminalística, que estuda as armas de fogo, sua munição e osefeitos dos tiros por elas produzidos, sempre que tiverem uma relação direta ou indireta com infrações penais, visando esclarecer e provar sua ocorrência.
A divisão da balística forense busca analisar e descrever os efeitos causados pelos disparos com armas de fogo. Dentre seus objetos de análise estão os impactos dos projeteis, os ricochetes desse durante sua trajetória, as lesões e danos sofridospelos corpos atingidos. Visando a partir de métodos científicos identificar os efeitos causados pela arma que efetuou os disparos para que através dela haja uma futura identificação do criminoso e sua detenção.
Um dos primeiros estudiosos da balística foi Leonardo da Vinci, grande parte de seus estudos ainda são aplicados em armas modernas. Leonardo desenhou balas de canhão mais eficientes comformatos mais cilíndricos, muito parecido com as balas modernas. Niccolò Tartaglia estuda aerodinâmica, conseguindo associar a velocidade inicial do projétil com determinada angulação para bater determinados objetivos. Sir Isaac Newton estudou o movimento dos corpos, a interferência do ar e da água. Newton descobriu que a resistência do ar ao movimento de um projétil, era aproximadamente proporcionalao quadrado da velocidade a que o mesmo se desloca, tendo postulado uma lei.












GENERALIDADES


CONCEITO


Balística forense é universalmente utilizada para a análise e a identificação das armas de fogo, dos projéteis e dos explosivos, em particular para a criminalística a balística é importante no conhecimento e reconhecimento das armas de fogo, dos projéteis e doscartuchos vazios, dos explosivos, formadores da munição, do confronto do projétil com a arma que efetuou o disparo, utilizando-se de técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além de servir a outras ciências.
Arma é qualquer objeto que sirva de instrumento de ataque ou defesa, e se classificam em:
Próprias: que poder ser brancas ou de fogo
Impróprias: que são por sua vez objetos ouinstrumentos utilizados para esse fim.
Armas de fogo basicamente é todo artefato que funcione mediante a deflagração de uma carga explosiva que da lugar a formação de gases, sob cuja ação é lançado no ar um projétil.
São pecas constituídas de um ou mais canos, aberto em uma extremidades e parcialmente fechada na parte de trás, por onde se aloja o projétil, o qual é lançado a distância atravésda forca expansiva dos gases pela combustão de determinada quantidade de pólvora Produzindo o tiro, escapam pela boca da arma o projétil ou projetis, gases superaquecidos, chama, fumaça grânulos de pólvora incombusta e, em alguns casos, a bucha.
• Classificação das armas de fogo
Quanto ao tipo de cano:
Esta classificação se refere a forma com que é confeccionada a parte interna do cano devidofinalidade do armamento.
Alma lisa – São aquelas em que a superfície interna do cano é lisa, exemplo Espingardas, Escopetas
Alma raiada – São aquelas em que a superfície interna do cano apresenta estriamentos que se desenvolvem de forma helicoidal, proporcionando giro ao projétil, exemplo rifles e pistolas.

• Quanto ao sistema de Municiamento
É a forma como que se alimento o armamento paraeste estar pronto a efetuar o disparo.
Ante-carga – onde deve haver a introdução de pólvora, buchas e projetis pelo cano, ex. espingarda pica-pau.
Retro-carga – onde os cartuchos ficam alojados nas câmaras do tambor, em carregadores, ex. pistola, fuzil automático sub-metralhadora; cartucho em carregadores tubular, ex. espingarda de repetição e algumas carabinas; cartuchos alojados...
tracking img