Fundamentos da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp – Macaé
Bacharelado em Ciências Contábeis – Ciências Sociais

Fundamentos da Sociologia

A relação entre o indivíduo e o mundo social é ditada pela percepção do mundo que o indivíduo tem, que passa a ser o seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. Assim a realidade social vai se reforçando e se moldandona dialética da facticidade objetiva e significado subjetivo, dando, entretanto, caráter de afastamento da realidade a eventuais desvios radicais da ordem institucionalizada.
A vida cotidiana apresenta-se como uma realidade interpretada pelo Homem comum. Os autores apresentam uma diferenciação entre os Homens comuns e os filósofos, atribuindo aos primeiros uma interpretação simples darealidade, no contexto da sua vida diária, enquanto que atribui aos segundos um constante questionamento da realidade.

O estudo proposto parte da análise da consciência desse Homem comum, considerando principalmente que éna realidade da vida cotidiana que a sua consciência é exigida ao máximo, daí a necessidade de abordar alguns fundamentos do conhecimento dessa vida cotidiana

Diferente de outrosanimais o homem não nasce biologicamente completo, determinando um desenvolvimento orgânico submetido a uma contínua interferência socialmente determinada. Quer dizer: à medida que vai tendo o complemento do seu desenvolvimento orgânico, vai também sendo socialmente formado. Os mesmos processos sociais que determinam a constituição do organismo, produzem também o EU em sua forma particular.Assim esse EU não pode ser compreendido fora do contexto social onde foi formado.

O organismo humano não possui meios biológicos necessários para dar estabilidade à conduta humana, assim surge a Ordem Social, um produto do homem, uma progressiva criação humana, existindo unicamente a partir da atividade humana.
A institucionalização surge como uma certa comodidade para as pessoas. Atividadessujeitas aos hábitos, já institucionalizados, libertam o sujeito de uma carda das decisões, economizando uma carga psicológica. Toda institucionalização tem uma história e não pode ser compreendida sem a compreensão da história.

A institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação recíproca de ações de determinado grupo de indivíduos por esse grupo. Em segunda instância as tipificaçõescomeçam a passar para gerações sucessoras do grupo institucionalizante. Anova geração vai interiorizar a instituição primária e, quando forem capazes, vai também modificar aquela instituição de modo a realizar a tarefa de alcançar os seus objetivos e suprir as suas necessidades. Mas somente a partir do aparecimento de uma nova geração é possível falar propriamente de um novo mundo social.
Sedimentaçãoe tradição

Partes das experiências humanas são consideradas de relevantes para um grupo ou indivíduo,sendo mantidas nas memórias e discutidas nos grupos (sedimentação). A linguagem é novamente a forma de transmissão das sedimentações objetivadas, de forma que quem não passou pela experiência possa ter possibilidade de entendê-la.
Com o tempo ou a repetição dessas experiências, cria-se anecessidade de que sejam repassadas na forma de informação para as futuras gerações. Surge, assim, a tradição.
Existem papéis e responsabilidades, normalmente estipulados e aceitos pela sociedade,de repasse desses conhecimentos, normalmente associados a alguns símbolos ou ritos. Cabendo destacar que toda a transmissão de significado implica em procedimentos de controle e legitimação.
As instituiçõesrequereme determinam um conjunto de papéis para os indivíduos. Esses papéis têm a função primordial de controlar a institucionalização, representando a instituição e sua conduta. Assim os papéis credenciam os executores ao mesmo tempo que servem de referência para os controles. Por outro lado, quanto aos executores, ao praticar um papel participa de um mundo social, ao interiorizar este...
tracking img