Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
domingo, 20 de maio de 2007
A Indústria do Petróleo no Mundo
Origem do Petróleo

Sua origem é proveniente da decomposição de substâncias orgânicas (vegetais e animais), em condições não-oxidantes.
Condições necessárias para formação e acumulação do petróleo: rochas sedimentares, acúmulo de substâncias orgânicas e condições termo-químicas apropriadas.

Primeiras Utilizações

O Petróleo éconhecido desde tempos remotos. A Bíblia já traz referências sobre a existência de lagos de asfalto. Nabudonosor pavimentava estradas com esse produto na Babilônia, tijolos eram assentados com asfalto, os fenícios calafetavam suas embarcações, enquanto os egípcios o utilizavam como impermeabilizante e para embalsamar os mortos e na construção de pirâmides. O petróleo era obtido de esxudaçõesnaturais por todos os continentes.

Resumo de alguns fatos importantes
1859
O "Coronel" Drake encontra petróleo num local apropriadamente conhecido como Arroio do Óleo, próximo a Titusville, Pennsylvânia, nos E.U.A. Foi a primeira vez que o petróleo foi descoberto in situ. Antes disso, vazamentos de petróleo eram aproveitados casualmente. Esta descoberta deu lugar ao primeiro "boom" do petróleo,quando milhares de exploradores acorreram para a região.
1860
O querosene, inicialmente o único derivado de petróleo utilizável até então, começa a desbancar o dispendioso óleo de baleia em lâmpadas e fogões.
1870
John D. Rockefeller estabelece a Standard Oil Company, em Cleveland, Ohio, nos E.U.A.
1872
Frustrado por grandes flutuações de preço, Rockefeller cria o "nosso plano", pelo qual aStandard Oil geraria estabilidade para a indústria mediante o controle de seus segmentos mais estratégicos, tais como refino e transporte.
1873
Iniciam-se as operações petrolíferas em Baku (ex-URSS). A família Nobel entra no negócio petrolífero da Rússia.
1878
Os Nobel lançam o primeiro navio petroleiro, Zoroaster, para escoar o querosene de Baku pelo rio Volga.
1882
Rockefeller transforma aStandard Oil numa entidade fiduciária, e vai conquistando o domínio completo da florescente indústria petrolífera dos E.U.A.
1888
No Peru, exploradores ingleses anunciam os primeiros descobrimentos comerciais de petróleo na América Latina.
1890
É fundada a companhia Royal Dutch para explorar um campo petrolífero em Sumatra.
1892
O navio petroleiro Murex, da Shell, passa pelo Canal de Suez comquerosene de Baku, levando-o para Cingapura e Bangkok, para distribuição dali por diante através de uma rede criteriosamente preparada. Com essa manobra, a Shell começa a representar um desafio para a Standard Oil e para a Royal Dutch.
1896
O engenheiro alemão Rudolf Diesel patenteia o motor a combustão, que, com muitas modificações,ainda hoje conserva seu nome.
1901
Em Spindletop, E.U.A., umpoço produtor de 100.000 barris por dia (b/d) inaugura a grande província petrolífera do Texas Oriental - e um dos maiores "booms" de petróleo de todos os tempos. Spindletop também abre o caminho para a criação da empresa Gulf Oil, da família Mellon.O magnata anglo-australiano do ouro William Knox D'Arcy obtém uma concessão de 480.000 milhas quadradas do Xá da Pérsia e envia George Reynolds parainiciar às perfurações.
1906
A Royal Dutch (60%) e a Shell Transport & Trading (40%) se associam.
1908
Henry Ford lança o seu Modelo T, o primeiro carro de produção em massa.Reynolds descobre um grande campo de petróleo em Masjid-i-Sulaiman, no Sul da Pérsia.
1911
Por ordem da Suprema Corte dos E.U.A., a Standard Oil Trust, de John D. Rockefeller, é dividida em várias empresas, aindaassim poderosas. As operações de ultramar ficam a cargo da Standard Oil New Jersey (Exxon). Outras companhias incluem a Standard Oil New York (Mobil), a Standard Oil California (Chevron), a Standard Oil Indiana (Amoco) e a Standard Oil Ohio (agora parte da BP America).Nos E.U.A., pela primeira vez, as vendas de gasolina para automóveis ultrapassam as de querosene.
1912
A Venezuela produz seu...
tracking img