Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONVIVÊNCIA CIDADÃ

Justificativa:

Essa atividade se destina ao aluno do Ensino Médio. O ponto de partida para esse exercício é um conjunto de conflitos típicos da juventude, narrados de modoficcional.
A ficção é um recurso pedagógico que permite abordar temáticas e conflitos presentes na realidade dos alunos em linguagem leve e envolvente, ressaltando os valores e as atitudes a seremtrabalhados nesse projeto e nas produções dos argumentos e debates que os temas propiciam.

PÚBLICO ALVO: Ensino médio

TEMPO PARA TRABALHO: 10 aulas

Material utilizado:

* Textos com ostemas: gravidez não planejada, indisciplina na sala de aula, discriminação na escola, a luta contra os estereótipos, namoro na internet, confronto de autoridade.
* Barbante, papel, caneta, tiraslargas de papel, fita-crepe, dicionários, arquivos com quadros fotográficos, caixa de metal ou papelão, miudezas para colocar dentro da caixa, como moedas, pedra balas tesoura, tampinha.

O PASSO APASSO DA APLICAÇÃO

Etapa 1
* Leitura dos textos pelos alunos: Pôr os jovens em contato com a situação-problema.
* Entendimento do conflito: Levar os alunos a identificarem o problema emquestão.

Etapa 2
* Trabalho com as habilidades por meio de dinâmicas e jogos : oferecer atividades lúdicas que levem os alunos a identificar e desenvolver a argumentação crítica.

Etapa 3
*Entendimento do conflito: estimular a percepção pelos alunos dos encaminhamentos dados pelos personagens aos seus problemas e das transformações que sofreram a partir das escolhas.

Etapa 4

Reflexãocrítica
* Levar o aluno a refletir criticamente sobre os diferentes modos de conduzir um conflito, ampliando sua capacidade de argumentar.

Etapa 6
* Sistematização do caminho argumentativo:enfatizar as habilidades trabalhadas pelas histórias

Etapa 6
* Ampliação de temas abordados : essa etapa pode propiciar tanto a discussão e reflexão, por parte do professor e dos alunos, a...
tracking img