Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
Cap -26 digestão e nutrição
Digestão é o processo de transformação de moléculas de grande tamanho, por hidrolise enzimática, liberando unidades menores que possam ser absorvidos e utilizados pelas células. Dessa forma proteína, gorduras e carboidratos são desdobrados em aminoácidos, ácidos graxos e glicerol, glicose respectivamente.
- tipos de digestão
Nos protozoários a digestãoé intracelular (dentro das células). Nos celenterados e platelmintos, existe uma cavidade digestiva incompleta (com uma única abertura) nesses animais, portanto, o inicio da digestao é extracelular, mas o termino ainda é intra. A partir dos nematelmintos, a eficiência do processo digestivo garante a quebra total do alimento. Os resíduos alimentares não-digeridos são eliminados pelo ânus.
- otubo digestivo humano
É formado por boca, faringe, esôfago, estomago, intertino delgado, intertino grosso e anus.
O alimento ingerido é fragmentado pelos dentes (mastigação) promovendo um aumento da superfície de ação para a enzima presente na saliva. A saliva (liquido viscoso com água, sais inorgânicos, muco e a enzima ptialina (ou amilase salivar)) é liberada por três pares de glândulas e éfundamental no amolecimento e lubrificação do alimento (insalivação).
A ptialina atua em pH neutro ou alcalino (6,8 a 7,2) e promove a hidrolise do amido em moléculas menores de maltose.
Após ter sido umedecido e lubrificado o bolo alimentar passa pela faringe em direção ao esôfago (deglutição), sob a ação da musculatura faringiana. Para não haver passagem de alimento em direção ao sistemarespiratório, a epiglote (uma pequena cartilagem) fecha a glote (abertura da laringe) orientando a passagem do bolo para o esôfago.
Com a contração peristáltica do esôfago o bolo alimentar chega ao estomago. No estomago, o suco gástrico, produzido pelas glândulas da parede do órgão, passa a exercer sua ação digestiva. A pepsina é a principal enzima do suco gástrico, atuando em meio acido, com pH aoredor de 2. Ela converte proteínas em moléculas menores (peptídeos, proteoses e peptonas).o bolo alimentar, misturado ao suco gástrico e umedecido pelo muco secretado pela parecde estomacal, transforma-se em uma pasta acida , chamada quimo. O muco estomacal é importante na proteção da parede estomacal contra a ação corrosiva do acido clorídrico prevendo assim, o aparecimento de feridas, conhecidascomo gastrites e ulceras.
A passagem do quimo para o duodeno é regulada por outro esfíncter, o piloro, que separa o estomago do intestino delgado. A digestão dos alimentos no intestino delgado ocorre com a participação de enzimas produzidas pelo pâncreas e pela parede intestinal. A bile produzida no fígado é fundamental para a digestão dos lipídios.
* Sucos digestivos que atuam no intestinodelgado
- o suco pancreático = solução alcalina formada por sais, água e diversas enzimas – tripsina e quimotripsina (duas proteases que desdobram as proteínas em peptídeos)
- lípase pancreática (atua na digestão de lipídios (triglicerídeos))
-amilase pancreática (atua sobre o amido transformando-o em maltose)

- o suco entérico = produzido pelas células da parece do intestino delgado,formado de muco e enzimas que deverão completar a digestão dos alimentos – sacarase (atua na digestão da sacarose, liberando glicose e frutose)
- lactase (atua na lactose, desdobrando-se em galactose e glicose)
- maltase (atua nas moléculas de maltose, liberando moléculas de glicose)

A bile reduz a tensão superficial entre as moleculas lipídicas, promovendo a formação de gotículas, aumentando asuperfície total da exposição dos lipídios.
Os produtos finais da digestão vão sendo absorvidos pelas células da parede do intestino delgado (vilosidades intestinais). Após a absorção dos resíduos bons pelo delgado os restos são enviados ao intestino grosso, misturados a agua e sais.

Cap 27 – circulação
- tipos de sistema
Sistema circulatório aberto: o liquido bombeado pelo coração...
tracking img