Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hinduísmo

Hinduísmo ou Bramanismo é a principal religião da Índia, reunindo uma enorme variedade de crenças e cultos.



Na origem do hinduismo está a religião dos arianos, povo que invadiu aÍndia por volta de 1.500 a.C. Os seus deuses representavam as diversas forças da natureza, como Varuna (Vida), Indra (Céu) ou Agni (Fogo).



Livros Sagrados:

Veda (c.1500 -1000 a.C).Apenas os nascidos duas vezes os podem ler, estão escritos em sânscrito (arcaico). Compostos por quatro colecções de cantos sagrados e formulas de oferendas. Fixam a ordem do mundo, a posição dos váriosdeuses, fornecendo igualmente o grande tema para a religião hindu: a salvação da alma através da sabedoria e do sofrimento corporal.

Upanishadas (c.800-300 a.C). Ensinam que toda a realidadeassenta na consciência individual, e a alma só pode ser libertada através do conhecimento.

Smarti (inicio da Era Cristã). Acessíveis a todos. Insistem na salvação através da participação na ordemcósmica.

Deuses

No Hinduísmo existem milhares de deuses ou emanações divinas. A sua devoção ou popularidade depende muito da região ou de cada comunidade. Entre eles destacam-se três

Brama(Brahman), o deus impessoal, uma espécie de energia cósmica mantém um permanente ciclo de criação-conservação-destruíção dos cosmos.

Vishu (Visnu), guardião da ordem cósmica. Está ligado às castassuperiores da India.

Shiva (Siva). Deus criatividade, destruição, representa o conjunto das forças obscuras, transgressoras, mesmo maléficas. Exprime o desapego do mundo.

Entre as muitas deusas(Devis), destaca-se Parvati. irmã de Visnu, esposa de Siva, combate o mal, vela pela segurança das pessoas, em especial das crianças. É muito popular.

Os deuses estão algures no "céu", mas muitas vezespara salvar as comunidades humanas ou responderem ao apelo de crentes, manifestam-se entre os humanos sob diversas formas, denominadas avatares. A mais famosa destas encarnações divinas é Rama (cfr....
tracking img