Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sempre com cardápio variado e diferenciado, as crianças consomem sucos naturais, grande variedade de frutas, legumes e verduras. Nas creches são oferecidas tortas assadas e bolos nutritivos. Diariamente o café da manhã contém normalmente pão com margarina, doce de leite, geleia ou requeijão e leite com chocolate ou iogurte. Já o almoço é composto sempre por arroz e feijão ou macarrão, saladascrua ou cozida, carnes cozida de frango, bovina e fígado. Nas creches, além do café da manhã, almoço e lanche da tarde, ainda é servido jantar que, frequentemente é uma sopa muito nutritiva.
Desde o início de 2010, as frutas, verduras e legumes, além do leite e a rapadura, são fornecidos pela Agricultura Familiar, alimentos produzidos sem agrotóxicos e criteriosamente selecionados para melhoratender aos alunos. “A alimentação escolar de nosso município além de todas essas providências, também é controlado o teor de sódio e gordura. No cardápio da merenda em geral, não temos mais alimentos embutidos como salsichas, enlatados e sucos artificiais. Não há preparações fritas e nem alimentos industrializados, o que nos permite garantir a qualidade da merenda oferecida aos alunos”, ressaltou anutricionista Gisleni.
“Após todo esse cuidado com a qualidade, também há uma preocupação constante para oferecer uma alimentação balanceada em calorias, proteínas, carboidratos e gorduras, além de ser rica em vitaminas e minerais, objetivando também prevenir uma série de doenças e favorecer o crescimento adequado do aluno”, concluiu a nutricionista Mariah.
O prefeito César Perúcio, queconstantemente faz visitas nas escolas e acompanha de perto o preparo e a distribuição da merenda, disse ser inadmissível fornecer aos alunos uma merenda que não contenha qualidade e nutrientes necessários para uma boa alimentação. “Jamais permitirei que exemplos como o da cidade de Natal no Rio Grande do Norte(noticiado pelo fantástico), possa se imaginar em acontecer em nosso município. Enquanto eu forprefeito, nossas crianças continuarão a ter uma alimentação de qualidade e feita com muito amor e carinho”
A ação Fome Zero considera que uma alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis e, sobretudo, para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens do Brasil. E acredita principalmente que promover uma alimentação dequalidade é trabalhar por uma melhor educação pública no país, porque bons níveis educacionais também são resultados de alunos bem alimentados e aptos a desenvolver todo seu potencial de aprendizagem. Uma alimentação saudável e nutritiva é, nesse sentido, base para crescimento das gerações que construirão o futuro deste país.
5. A questão estado nutricional x aprendizado
A desnutrição infantil,determinada pela pobreza, tem no retardo do crescimento o seu reflexo mais evidente, sendo conhecida de longa data a relação entre a estatura atingida pelos indivíduos nas várias idades e o nível de desenvolvimento da sociedade (GOPALAN, 1988).
A relação desnutrição e desenvolvimento cognitivo vêm sendo bastante estudados nos últimos 30 anos, e hoje é possível afirmar que a desnutrição não é causasignificativa de fracasso escolar (MS, 2008).

D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População |
|
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR : AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MURIAÉ E SUAS INTERVENÇÕES |
|
Fernanda Helena da Silva Almeida 1 |
Eliana Carla Gomes de Souza 1 |
|
(1. Faculdade de Minas / FAMINAS) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
A alimentação saudável eadequada, principalmente em idade de crescimento e maturação biológica, constitui fator funcional para o desenvolvimento humano.Diante deste fato, torna-se necessária a preocupação com a alimentação escolar, já que esta substitui uma refeição e para algumas crianças ela é a principal refeição diária. É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares que poderão persistir por toda idade...
tracking img