Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
FREITAS, Suzana Maria de Lemos. Alimentos com alegação Diet e Light: definições, legislação e implicações no consumo. São Paulo; Atheneu, 2005. P.01 a 36.

Suzana Maria de Lemos Freitas é graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Especialista em Ciências dos alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIRIO. Mestre em Tecnologia dosAlimentos pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Linha de pesquisa e publicação: 1.Adoçante. 2. Alimentos – Leis e legislação – Brasil. 3. Alimentos dietéticos. 4. Carboidratos na nutrição humana. 5. Nutrição. 2005.

A obra analisada aborda os verdadeiros conceitos a respeito dos alimentos diet e light. Advertem aos consumidores sobrea falta de informações com relação a esse assunto. Além disso, exemplifica casos de pessoas que ao adquirir um produto diet consomem mais calorias do que se adquirissem o produto tradicional. Um desses casos seria o chocolate diet com alegação para o açúcar que é muito rico em gorduras tornando-se assim bastante calórico. Ressalva a importância de pessoas com quadros de doenças como diabetesmiletos e hipertensão arterial terem um maior esclarecimento sobre esses produtos.
O termo light alega a redução do teor de um produto, já o termo diet alega uma redução drástica em um determinado nutriente seja ele qual for. Estando diretamente ligado aos produtos diet e light, o texto relata sobre os carboidratos que incluem todos os tipos de açucares desde os mais simples até os mais complexos. Éimprescindível a um diabético ter conhecimento de alguns carboidratos que são facilmente assimilados pelo organismo e capazes de aumentar rapidamente a glicemia, que é um fator importante para quem possui esta doença, este esclarecimento é não somente de interesse para quem é portador de tal doença crônica, mas para quem se dispõe de uma dieta com restrição calórica e não pode aumentar de peso.
Osmonossacarídeos e dissacarídeos (constituído de dois monossacarídeos) são considerados açucares simples, pelo fato de serem assimilados facilmente pelo organismo e provocam um rápido aumento da glicemia. Os polissacarídeos, no entanto, são considerados açucares complexo e elevam a glicemia lentamente de forma que pode ser consumido por diabéticos. Os polióis são absorvidos pelo organismoindependentemente da ação da insulina e, portanto não eleva a taxa de glicose sanguínea e pode ser consumido por indivíduos diabéticos, além disso, não são cariogênicos como os demais açúcares. Existem vários tipos de açúcares contendo uma determinada quantidade de sacarose alguns deles são: açúcar melaço, açúcar orgânico, açúcar granulado.
A frutose é o mais doce de todos os glicerídeos naturais e écomumente empregada em produtos alimentícios para diabéticos.
A lactose é o açúcar predominante do leite e muito utilizado como veículo em adoçantes artificiais. O amido consiste na reserva glicídica dos vegetais e por ser um polissacarídeo não eleva a glicemia rapidamente. Os adoçantes são designados como qualquer substancia capaz de designar sabor doce. Os edulcorantes são considerados aditivos esubstâncias não glicídicas. Os adoçantes dietéticos são todos os adoçantes isentos de sacarose, glicose e frutose.
O texto relata a importância das variações de doçura e textura dos edulcorantes inerentes ao alimento de acordo com sua temperatura, ph e concentração.
Ao abordar esse assunto o autor transpôs informações essências aos consumidores de produtos diet e light desejosos de umaalimentação mais saudável, pois, é notável a gama de consumidores que são induzidos ao erro na escolha de alimentos devido as propagandas dos fabricantes de produtos industrializados, preocupados apenas com o lucro.

Maria Daniela Araújo de Sousa está fazendo o curso de Bacharelado em Nutrição, Bloco I, na Faculdade Piauiense – FAP.

Resenha
. Referência: FREITAS, Suzana Maria de Lemos. Alimentos...
tracking img