Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
n
Tecnologias da Informação e Comunicação | 10º ano
Artur Augusto Azul Dalila Fonseca Deolinda Pacheco Nuno Azul Fernando Marques Ricardo Soares



MANUAL

TIC

Tecnologias da Informação e Comunicação | 10º ano Tecnologias da Informação NunoComunicação e Azul Artur Augusto Azul
Dalila Fonseca Fernando Marques

n

10 10

➠ Texto desenvolvido com rigor científico, numa linguagemclara e acessível aos alunos. ➠ Unidades Alternativas desenvolvidas com a mesma profundidade que as Unidades Essenciais. ➠ De modo a tornar mais cómodo o transporte pelos alunos e Professor, sem, no entanto, dispersar demasiado os conteúdos, o manual foi dividido em duas partes:

Deolinda Pacheco ª Parte Unidades Alternativas | 2.Ricardo Soares

TIC

Tecnologias da Informação e ComunicaçãoUnidades Essenciais | 1.ª Parte

Esta obra é constituída por 2 partes.

1.ª parte – Unidades Essenciais
Esta obra é constituída por 2 partes.

2.ª parte – Unidades Alternativas
Inclui

OFERTA AO ALUNO DO

CD DO ALUNO

68

FOLHA DE CÁLCULO

2.3 ALGUMAS POTENCIALIDADES MAIS AVANÇADAS

69

2.3 ALGUMAS POTENCIALIDADES MAIS AVANÇADAS

FIG. 2.3.3.

Exemplificação de uma formausual de empregar as referências relativas: foi escrita apenas a fórmula em D4 (=19%*B4) e, em seguida, essa mesma fórmula foi copiada, com o procedimento de Preencher para baixo, para as células em que se pretendia efectuar o mesmo tipo de cálculo. A referência a B4 adaptou-se a B5, B6, etc.
FIG. 2.3.1. Ilustração de uma referência numa fórmula. Neste caso, na fórmula em D5, foi escrita umareferência à célula B5. Esta é uma referência relativa. FIG. 2.3.2. Exemplificação do mecanismo das

➠ Os conteúdos são desenvolvidos, na maioria das vezes, em conjuntos de duas páginas, os quais constituem blocos relativamente autónomos. ➠ As imagens e esquemas ocupam um lugar de relevo e as respectivas legendas contêm, amiúde, detalhes importantes.

referências relativas. A fórmula que estava emD5 foi copiada para D7 e a referência a B5 passou a B7.

Referências relativas

Os mecanismos de funcionamento das referências
Como já sabemos, uma referência ou endereço é uma indicação para o programa ir tomar o valor contido na célula referenciada e utilizá-lo nas operações da fórmula. Mas as referências ou endereços podem ser de tipos diferentes, consoante a forma como são escritos,nomeadamente:
• endereços relativos ou referências relativas 1 – as referências relativas ou endereços relativos

Consideremos os dados da figura 2.3.3. Suponhamos que na célula D4 temos uma fórmula que multiplica 19% (taxa de IVA) pelo valor contido na célula B4 (o preço do artigo X1), o que equivale a calcular o valor do IVA para esse mesmo artigo: =19%*B4 ou =0,19*B4 Se a mesma fórmula forcopiada para a célula D5, ou seja, para uma linha abaixo na mesma coluna, o que acontecerá à referência B4? Em vez de a referência se manter a mesma, ela muda para B5 e a fórmula fica: =19%*B5 ou =0,19*B5 A referência à célula B4 (contida na fórmula em D4), significa que deve ser tomado o valor que se encontra na célula situada duas colunas à esquerda (de D para B) e na mesma linha. Depois de copiadapara a célula D5, a referência B4 passa para B5, porque, sendo uma referência relativa, tem de continuar a manter o paralelismo – apontar para uma célula duas colunas à esquerda (de D para B) e uma linha abaixo. De um modo geral, os endereços ou referências do tipo relativo readaptam-se às novas posições para onde são copiados, mediante um mecanismo de manutenção do paralelismo.

(por exemplo,B3) não incluem nenhum cifrão ($) e, por isso, não fixam coluna nem linha, podendo adaptar-se às novas posições;
2 – as referências absolutas ou endereços absolutos (por exemplo, $B$3) incluem dois cifrões:

No exemplo apresentado na figura 2.3.3, o cálculo do valor do IVA para os vários artigos foi feito mediante a escrita de uma única fórmula na célula D4 (=19%*B4). A partir daí, essa mesma...
tracking img