Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Cotidiano e ciência: é no cotidiano que nós vivemos a realidade, é onde tudo flui, onde as coisas acontecem. A ciência procura compreender o cotidiano através do seuestudo sistemático. Exemplo: pense na abstração que Newton teve que fazer para formular a lei da gravidade (explicação científica) a partir da fruta que cai (fato do cotidiano).
Muitas vezesutilizamos a tradição dos nossos antepassados e o fazemos muitas vezes esquecendo suas origens. Pense na dona de casa que usa a garrafa térmica para manter o café quente. Ela sabe por quanto tempoaproximadamente o café permanecerá quente, sem nem ao menos conhecer as leis da termodinâmica. Se alguém reclama de um problema digestivo, ela sabe que um chá de boldo irá melhorar os sintomas, sem ao menos saberos princípios ativos das folhas medicinais. Nós mesmos, quando vamos atravessar a rua, sabemos medir a distância e a velocidade do carro em nossa direção. Esse tipo de conhecimento acumulado nocotidiano é chamado de senso comum. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração.
No entanto, apenas o senso comum não seriasuficiente para o desenvolvimento humano. Com o tempo, o conhecimento foi se especializando cada vez mais, atingindo um nível de sofisticação que permitiu o homem conquistar o espaço sideral. A esteconhecimento, denominamos ciência. Mas ciência e senso comum não são as únicas formas de conhecimento do homem. Temos também a filosofia, onde povos antigos preocuparam-se com a origem e o significadoda existência humana. A religião, onde houve uma formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais. E por final, a arte, que é o conhecimento quetraduz a emoção e a sensibilidade. Portanto, arte, religião, filosofia, ciência e senso-comum são domínios do conhecimento humano.
A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada...
tracking img