Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

CAROLINA PASSONI PEREIRA















título do trabalho
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER


















Cachoeiro de Itapemirim
28 de abril de 2009CAROLINA PASSONI PEREIRA

















título do trabalho
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER










Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em [Nome do Curso].


Orientador: Prof.Cachoeiro de Itapemirim

28 de abril de 2009





Contabilidade de custos: Conceitos , características e utilização:
Sugestões para desenvolvimento.




A contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da mesopotâmia, através de instrumentosencontrados datados de 8.000 anos a.C. Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, ainda que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã deram-se pelas fichas de barros, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.
Acontabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, mais especificamente com o início da Revelução Industrial.
Anteriomente a esse período, os produtos era fabricados por artesãos que, via de regras, não constituíam pessoas juridicas e pouco pre ocupavam-se com os cálculos de custos. A contabilidade nessa epóca, tinha sua aplicação maior nosegmento comercial, sendo utilizada para apuração do resultado do exercício. Porém, com o incremento da indústria surge a necessidade de cálculo de custos para a formação de estoques.
Os comerciantes para apurar o resultado do exercício somovam as receitas e subtraíam delas o custo da mercadoria vendida, gerando o lucro bruto. Do lucro bruto eram deduzidas as demais despesas, e assim, encontravamo lucro ou prejuízo do período ( esse sistema de apuração ainda hoje é utilizado pela contabilidade ) A partir da revolução industrial a contabilidade de custos muito evoluiu, passando a gerar informaçaões, não só para controle, mas também para o planejamento e tomada de decisão.
È importante ressaltar que a contabilidade de custos,não se aplica somente ás industrias , sendo que é possívelcalcular custos comercias, de serviços, agrícolas etc.
Para entendermos das informações geradas pela contabilidade de custos, faz-se necessário os conceitos das principais terminologias utilizadas dentro deste contexto. A área de custos possui várias definições e conceitos próprios que em determinadas situações, são utilizadas maneira incorreta ou equivocada.
A seguir abordarei algumas terminologiascomo gasto, investimento, custo, desepesa, desembolso e perda.
Os gastos compreendem quaisquer bens ou direitos adquiridos, independente da condição de pagamento á vista ou a prazo e relacionam-se diretamente a algum investimento realizado ou consumo de recursos ( custos e despesas). Como exemplos de gastos destacam-se as aquisições de matérias-primas, a comprade máquinas e equipamentos (imobilizado), a mão-de-obra produtiva e administrativa e as despesas diversas.
Os investimentos são direcionados a todos os gastos havidos pela aquisição de ativos com perspectiva de geração de benefícios econômicos em futuros períodos. Para exeplificar os investimentos, destaca-se a compra de uma máquina ou equipamento industrial para futuro retorno de benefícios na forma de produtos fabricados...
tracking img