Diversividade cutulral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


A realização das atividades referente à UTA – Diversidade Cultural, referentes às disciplinas de Educação e Diversidade, Educação de Jovens e Adultos e Diversidade Cultural , tem por objetivo ampliar nosso conhecimento, através de pesquisas, estudos , reflexões e desenvolvimento das mesmas.
Iniciamos as atividades realizando pesquisas sobre as escolas indígenas e o materialdidático usado nessas escolas.
Fizemos entrevista com educador de Jovens e Adultos, sobre sua formação e os desafios que enfrenta em sua prática pedagógica.
Observamos grupos de crianças em uma escola de nossa região para saber quais eram as brincadeiras e histórias que lhes eram comuns e através de análise do projeto pedagógico dessa escola e planos de aula das séries iniciais, observamoscomo essa escola valoriza em seus programas a diversidade cultural.
Essas atividades têm por finalidade aumentar nosso conhecimento sobre diversidade cultural e os desafios que como educadores poderemos enfrentar em nossas práticas pedagógicas.
A metodologia utilizada foi: leitura de livros didáticos, entrevistas, estudos, pesquisas, observações, reflexões.
Através deste estudo foi possíveldebater os conhecimentos dos alunos referentes as relações sociais estabelecidas, suas visões de mundo e a cultura de diferentes grupos.











2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – A DIVERSIDADE CULTURAL.

ATIVIDADE Nᵒ 1 – Página 103

Pesquise sobre as escolas indígenas e o material didático usado nessas escolas.
Faça um relatório sobre o que encontrou.


Os povos indígenasbrasileiros têm reconhecidos suas formas próprias de organização social, seus valores simbólicos suas tradições, conhecimentos e processos de constituição de saberes e transmissão cultural para as gerações futuras. Uma conquista das lutas empreendidas pelos povos indígenas e seus aliados foi o direito a uma educação escolar indígena, caracterizada pela afirmação das identidades étnicas, recuperaçãodas memórias históricas, valorização das línguas e conhecimentos de seu povo e pela revitalizada associação entre escola/sociedade/identidade, em conformidade aos projetos societários definidos automaticamente por cada povo indígena.
Um dos assuntos central na formação de professores e na estruturação da escola intercultural bilingue, é a produção de materiais didáticos indígenas; sendo que asescolas têm recebido materiais didáticos comuns, pensados para um tipo de público muito diferente dos alunos de escolas indígenas. Não são livros pensados para contemplar as diferenças culturais.
Os desafios postos pela educação escolar indígena estão sendo enfrentados pela SECAD/MEC com políticas de formação de professores indígenas focadas nas licenciaturas e no magistério interculturais, deprodução de materiais didáticos e paradidáticos específicos, de ampliação da oferta de educação básica nas escolas indígenas e de fortalecimento da interlocução institucionalizada e informada de representantes indígenas com os gestores e dirigentes do MEC e dos sistemas de ensino.
O livro didático é elaborado para cobertura nacional por grandes editoras e professores e alunos são meros usuários.Nas escolas indígenas, ao contrário, servem a povos específicos,em geral com poucas escolas, de modo que é preciso um modelo diferente de produção. Ele é feito, ou precisa ser feito pelo próprio professor, pois não há, nas culturas indígenas, especialistas que preparam os livros sem conhecer os alunos e sem estar em sala de aula, para que o professor então privado desta prática de reflexão aplique omaterial nas aulas com seus alunos.
Na Educação Escolar Indígena existe uma série de produções locais elaboradas pelos professores indígenas e apoiadas pelas secretarias estaduais ou municipais de educação ou por ONGs, em geral de modo esporádico, pouco constante e normalmente sem um plano editorial de médio e longo prazo. Muitos desses materiais passam pela Comissão Nacional de Apoio à...
tracking img