Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: DIVERSIDADE
Convivendo e respeitando as diferenças









Boquira – Ba
2013







MINIPROJETO INTERDISCIPLIANAR - Projeto: DIVERSIDADE – Convivendo e Respeitando as Diferenças



Trabalho apresentado ao Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas.
Curso: Disciplina: Língua Portuguesa.
Grupo:GPO1.LP26
Tutora: Ana Maria Ferreira de Paula.
Equipe: IComponentes da Equipe: Roseli Santos Pinheiro Dalmagre,Rosemeire lelis dos Santos, Saionara Nascimento Leão, Sandra Maria Figueiredo Matos Novais, Silvio José Alves Guimarães Salese Tânia Dias Pinheiro.










Abril/2013


















O domínio da escrita e o acesso ao saber acumulado tem sido uma das maiores fontes de poder na sociedade e, por isso mesmo, privilégiodas classes dominantes. [...] a igualdade de chances se tornaria perigosa demais para os que quisessem mandar e ter quem lhes obedecesse. (Cagliari)...
1- TEMA:
O presente projeto, por ser interdisciplinar, insere-se em vários campos do conhecimento científico (Biologia, História, Matemática e Literatura), a partir dessas áreas diversas, monta-se uma proposta de tema que contempla a formação dacidadania, que a nosso ver passa necessariamente pelo respeito em relação ao diverso e ao diferente, que tem relação muito profunda com a própria concepção de escola.
2- OBJETO
Valorizar a Diversidade é objeto que será encaminhado pelos mais diferentes campo do saber. O significado de diversidade é variedade, confere um caráter distintivo, uma identidade a um ser ou algo.
3- OBJETIVOSGERAIS:
• A partir do conhecimento, trabalhar na luta contra o preconceito, a discriminação e o racismo. Trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de atividades que somadas será tema de uma apresentação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio aos demais alunos do mesmo nível de ensino.

• Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossasidentidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.

ESPECÍFICOS:
• Reconhecer e valorizar a diversidade, que está intrinsecamente ligada ao respeito, com suas crenças, credos e valores, superando, assim, a intolerância e a violência entre os indivíduos;

• Compreender a relação entre a diversidadecultural e os direitos humanos;

• Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;

• Conhecer as diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos;

• Promover a valorização e a análise dos textos literários afro-brasileiros e a reflexão sobre os conceitos e estereótipos acerca donegro;
• Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial;

• Trabalhar a construção de uma auto-estima positiva no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes.




4- JUSTIFICATIVA:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por suaorigem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, pode ser ensinado a amar." Nelson Mandela.

Numa sociedade marcada historicamente pela submissão, exclusão e mais recentemente, pela inserção de forma rebaixada dos afros descendentes é imprescindível que a escola e os educadores assumam uma postura de mudança e não de permanência da estruturaexcludente construída ao longo de séculos sob o domínio da cultural européia em detrimento das demais que aqui se conglomeraram e se inter-relacionaram.

O presente projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pais, alunos, professores,...
tracking img