Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Grega
Religião Predominante: Os gregos praticavam um culto poliséista antropomórfico, no qual os Deuses se envolviam em aventuras fantásticas.
    Divindade(s) Cultuada(s) e principais dogmas: Entre as Divindades cultuadas estavam: Zeus (Senhor dos Deuses), Démetes (Deusa da Terra), Poseidon (Deus do mar), Afrodite (Deusa do  amor), Apolo (Deus da luz e das artes), Dionísio (Deus dovinho), Atenas (Deusa da sabedoria), Artémis (Deusa da caça), Hermes (Deus das comunicações), Hera (protetora das mulheres) e muitos outros.
Relaçao entre religião e governo: Antes das cerimonias publicas até de cunho politico, eram antecedidas por praticas religiosas, o que mostra a importância da religião aos gregos. Poréma filosofia era soberana. Portanto se governava em função da razão e não deDeus.
Objetos sagrados: A religião grega cultua a imagem humana, o homem é sagrado. Por isso, todos os Deuses Tinham uma imagem humana.
    Formas rituais: O oraculo (que se manifesta por meio de uma sacerdotisa do templo), entrava em transe e pronunciava palavras sem nexo que eram interpretadas pelos sacerdotes, revelando o futuro dos peregrinos. Haviam sacrificios de animais aos Deuses, ondeesses eram levados ao altar e mortos.
    Santuários e lugares sagrados: Além de grandes santuários como os de Delfos, Olímpia e Epidauro, os oraculos recebiam grandes mutidões, pois se acreditava que lá se recebiam mensagens diretamente de Deuses.
 
     
        Conhecimentos: No periodo clássico da cultura grega destacou-se os conhecimentos filosófico e o científico. Os sofistas negavamuma verdade absoluta e buscavam conhecimentos de certa utilidade por meio da cretórica. Os principais filósofos da época foram Sócrates, Platão e Aristóteles.
Já na área de ciências, os gregos buscavam conhecimentos concretos e comprovados sobre o funcionamento do mundo e das coisas ao seu redor. Dentre os ciêntistas da época destacaram-se Eratórtemes (geógrafo), Euclides (Físico e matemático) eArquimedes (Físico).
    Valores Dominantes e Secundários: Os gregos valorizavam muito as atividades artísticas, intelectuais e esportivas. Essas só podiam ser concretizadas pelos cidadãos naturais da cidade ou proprietarios de terras. Eram aqueles que possuíam poder político. Os mais pobres ou servos eram quem movimentavam a econômia com o trabalho braçal, que era um valor considerado desprezívelpelos gregos.
    Normas: A Grécia Antiga era caracterizada pela política da cidade-Estado: pequeno estado soberano, com guerras, leis e costumes próprios (Estado autônomo). Foi lá tambem que surgiu a propriedade privada e os proprietários de terra que tornavam-se o grupo social dominante, organizando um regime oligárquico. Primeiramente o sistema politico era uma monarquia hereditária que logodepois com o aparecimento da propriedade privada transformou-se em um sistema arcontado. Séculos depois a Grécia passou por anos de tirania até chegar em uma democracia que era eletista, patriarcal e escravista. 
    Simbolos: Os gregos adotavam alguns simbolos durante a sua história que de certa maneira podemos perceber até hoje. A rica mitologia, onde eram contadas diversas histórias sobre osDeuses. Os jogos olimpicos que iniciaram-se na Grécia onde os esportes eram praticados em homenagem aos Deuses mitológicos, principalmente Zeus. As obras artisticas que sempre tinham um significado simbolico transmetido por desenhos e até mesmo o cavalo de Tróia que com o tempo tornou-se um simbolo imaterial de cultura Grega. 
  Habitação: O terreno Grego era pouco plano e pouco fértil, o quelevou ao surgimento de cidades onde o terreno não era arável, ou próximo ao mar que possibilitava o surgimento dos portos. As cidades desenvolveram-se isoladamente, surgindo a forma de governo “cidade-Estado”.  As altas montanhas que separavam essas cidades serviam como barreiras e estratégias militares. O clima na região forma uma agricultura instavel e os rios também não eram vantajosos, já que...
tracking img