Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

MERCIA lucas de lima








trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL













PARACATU
2012
MERCIA lucas de lima









trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL







Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas de Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação I, Teoria Geral do Conhecimento, Sociologia da Educação.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos, Okçana Battini.
Tutora eletrônica: Danielle Nunes Martins do Prado
Tutor (a) de sala: LeciMelo Guimarães










PARACATU
2012
INTRODUÇÃO

Venho através deste trabalho venho falar um pouco sobre como a escola deve trabalhar diante das constantes mudanças que vem ocorrendo na sociedade, como o professor pode trabalhar para a formação do seu sujeito ético político em nossa sociedade e também falarei um pouco sobre o que o estado e a sociedade podem fazer para valorizar otrabalho do professor .
O professor carrega varias exigências em sua profissão, pois lecionar não é tão fácil quanto parece, já que lecionar trás como condição falar, proporcionar, vivenciar, ouvir, dialogar, debater, transformar. Porem é situações que o professor que realmente ama o que faz e que foi capacitado para o que vai fazer consegue se destacar em meio a todas essas situações queele precisa passar e assim trabalhar acompanhando as mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade.
O ato de educar é bastante reflexivo, pois é importante a conscientização na formação dos alunos, como são formadores de opinião, além de diversos fatores, primar pela ética e a consciência dos alunos. E muitas vezes os professores deixam a desejar em sua profissão como educador, pois sãodesmotivados pela desvalorização de seu trabalho que é pouco reconhecido. A sociedade tem muito que fazer para reverter a situação e na maioria das vezes não fazem o mínimo possível para valorizar uma profissão onde todas as outras precisa passar por esta, ou seja, todos são alunos antes de se tornarem profissionais.














DESENVOLVIMENTO


É preciso acreditar na voz doprofessor como educador para obter perspectivas reais da atual situação das escolas hoje no Brasil. O professor é muito cobrado e pouco valorizado e com isso o mesmo carrega a desmotivação para trilhar seu caminho que é educar. A escola precisa dos professores para que o trabalho assim se desenvolva de forma positiva.
As mudanças foram com o passar do tempo acontecendo, o aluno deixou de ser passivo ese tornou ativo na sala de aula, o professor deixa de ser o indivíduo principal e assim começa a surgir uma maior interação entre professor e aluno. Imediatamente percebemos que essas mudanças foram positivas, pois o aluno deixa de ser apenas recebedor e o professor apenas mediador e ambos se tornam iguais. Mas se observarmos a fundo, perceberemos que essas mudanças não sendo encaradas comsabedoria podem ser prejudiciais à educação.
O aluno ganhou uma maior liberdade no ambiente escolar e o professor cada vez mais vem sendo desvalorizado e com isso a dificuldade da escola juntamente com professores de serem autoridades na vida do aluno dentro da escola, mas infelizmente cabe somente ao professor buscar uma maior capacitação para deparar com essas situações e se sair bem, pois o mundoestá em constante evolução e no ambiente escolar não é diferente. As mudanças em sua maioria foram positivas, porém devem ser encaradas pelos os professores de forma inteligente e com estratégias que cada professor busca para ser um bom educador.
É importante lembrar que o educador deve instruir o aluno a ser cidadão crítico, pois a sociedade necessita de indivíduos críticos. É dever do...
tracking img