Diversidade dos seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade da Vida - Uma perspetiva evolutiva.
No mundo natural, os cenários que mais marcadamente nos impressionam refletem a complexidade e a diversidade do mundo vivo.
Os biólogos calculam que existam hoje, na terra, de 30 a 50 milhões de espécies, das quais apenas dois milhões foram descritas e denominadas.
Explicar a origem e a diversidade das espécies foi considerado o “mistério dosmistérios”. As explicações para a origem das espécies foram surgindo ao longo dos séculos, fortemente influenciados, por princípios religiosos, filosóficos e culturais.

Fixismo e Teorias Fixistas
Quando se observam as diferentes espécies surge a impressão de que elas se mantiveram imutáveis ao longo dos séculos. Parece óbvio admitir que as várias gerações de lobos deram sempre origem a lobose as várias gerações de cães originaram sempre cães, do mesmo modo que das sementes de trigo sempre nasceram grandes cearas verdes.
Considerar que as espécies surgiram tal como hoje se conhecem e se mantiveram imutáveis ao longo do tempo é um princípio fixista que foi aceite durante muitos séculos. As explicações para a origem das primeiras espécies foram surgindo ao longo do tempo de umaforma mais ou menos fantasista, sem qualquer apoio experimental.
A diversidade era explicada pela interpretação dos textos bíblicos. Com base nesta mesma interpretação, concluía-se que os seres vivos eram o ato de uma criação divina, e que estes se mantinham imutáveis ao longo do tempo, não sofrendo alterações. Esta visão das espécies, conhecida por fixismo, considerava ainda que a Natureza comosistema ordenado e estável que era, estava perfeitamente adaptada a estas espécies.
Teoria da Geração Espontânea – segundo esta teoria os organismos podiam surgir a partir de matéria inerte, por ação de um princípio ativo que atuava sobre essa matéria. Admitir que as espécies surgiram por geração espontânea foi uma explicação sobre a origem e diversidade dos seres vivos que perdurou durantevários séculos.

Alguns autores admitiam que os carneiros surgiam de um fruto semelhante ao melão e que certas árvores poderiam dar origem a gansos.


Como obter ratos
“…comprimir uma camisa de mulher, de preferência um pouco suja, numa vaso com trigo. Ao fim de vinte e um dias o fermento do suor feminino transforma o grão em ratos.”
Van Helmont, 1648

Como obter escorpiões
“…escavarum buraco num tijolo e meter la erva e serpente bem esmagada. Aplicar um segundo tijolo sobre o primeiro e expor ao sol. Alguns dias mais tarde, a serpente age como um fermento e nascerão pequenos escorpiões.”
Van Helmont, 1648

A ideia da geração espontânea, isto é, do aparecimento de seres vivos a partir de matéria bruta, influenciou fortemente muitas áreas do conhecimento, tendo sidoaceite e defendida por filósofos, como Aristóteles, Platão ou Descartes e cientistas como Newton.
Admitir que as espécies se podiam originar de um modo súbito e espontâneo, a partir de uma associação especial, veio fornecer uma explicação importante para a manutenção do modelo fixista.

O criacionismo surge neste contexto, como uma outra forma de explicação para a origem das espécies.
Na baseda conceção criacionista da origem das espécies, estão os seguintes postulados:
- Para os teólogos, como resultado de uma interpretação “à letra” do livro do Génesis, as formas animais e vegetais foram criadas por Deus num momento único da Criação e, porque Deus era perfeito, todo o Seu trabalho tinha de ser perfeito.
- Para os filósofos, perfeição implicava estabilidade. Desenvolve-se, então,a ideia de que depois de Deus ter criado as primeiras espécies perfeitas, elas mantiveram-se fixas para todo o sempre. Segundo esta conceção, quando no mundo vivo surgem imperfeições, estas devem-se às condições do mundo material, este sim, corrupto e imperfeito.
Como a criação inicial foi completa e perfeita, nada mais surgiu ou desapareceu. Todas as vezes que uma nova espécie era descrita,...
tracking img