Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a cultura?
Designamos por cultura todas as práticas e acções sociais que seguem um determinado padrão. Chamamos de padrão cultural às crenças,comportamentos, valores, normas morais comuns a uma sociedade. A cultura é fundamental no ambiente de qualquer ser humano, pois é através desta que ao, longo da vida,verificamos as consequências dos comportamentos humanos.

Diversidade Individual
A cultura, apesar de ter um papel fundamental nas nossas vidas, a nível físico e cerebral,não determina aquilo que realmente somos.
“Somos produtos da nossa cultura, mas somos também produtores de cultura”.
A frase supracitada indica que somos compostospor um só corpo com certas características mas não existe uma determinada biologia em nós. Agimos em função do nosso corpo na diversidade dos contextos da nossaexistência. Assim, é aí que concluímos a nossa singularidade, diversidade individualizada e auto-organização da qual o ser humano é capaz.
Embora os códigos genéticose culturais revelem um papel relevante na constituição de cada um de nós, é o indivíduo que organiza os significados dos seus próprios acontecimentos, tornando-seassim um ser exclusivo.
Construir a própria história pessoal compromete encontrar significado para as ocorrências, para a forma como acontecem e para o que sente emrelação a tudo isto. Com isto, cada ser humano reencontra o seu corpo, cérebro e as suas aprendizagens a nível social.
É também extremamente importante termos ematenção as diferentes perspetivas das outras pessoas, nunca somente as nossas, isto é, cabe-nos também o papel de compreender e apreciar a diversidade que nos rodeia.
tracking img