Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

TELMA KNAIP TELLES
ANA PAULA NASCIMENTO COUTO
MÍRIAM CLÉRIA DA SILVA

PORTFÓLIO DA UTA DIVERSIDADE CULTURAL

VILA VELHA
2011
INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a palavra diversidade vem sendo empregada nos mais variados segmentos da sociedade, nos ambientes de trabalho, na televisão, nos espaços de convivência coletiva, enfim a todo o momento temalguém falando em diversidade.
O termo diz respeito à variedade, pluralidade, alteridade, multiplicidade, características ou elementos diferentes entre si.
Não falar em diversidade cultural no espaço educacional é permitir que a existência de diferenças entre os alunos possa levar à intolerância, discriminação, constrangimento e muitas outras conseqüências do preconceito, ignorando inutilmente umarealidade que subsiste alheia à vontade desses ou daqueles.
A abordagem do termo diversidade cultural torna-se relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a sua clientela igualitariamente, dos mais sensíveis aos mais práticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias tradicionais e dos semfamília.
Podemos admitir que hoje o grande desafio para nós educadores é saber lidar com as diferenças culturais e sociais no meio educacional. A cultura é algo que identifica um grupo de pessoas, norteando o comportamento que foi interiorizado ao longo do tempo, através da educação que foi transmitida pelo ambiente familiar, marcando as diferenças entre nós e os “outros”. Ao observarmos bem de pertoperceberemos que são muitas as diferenças: religião (católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, budistas, judeus etc), tipos físicos (altos, baixos, gordos, magros, bonitos, feios etc), raça (brancos descendentes de alemães, portugueses, italianos, poloneses... negros descendentes de africanos, orientais descendentes de japoneses, coreanos, chineses e tantos tipos de descendentes indígenasbrasileiros, chilenos, bolivianos, além dos muitos descendentes de árabes, libaneses, turcos etc) e outras diferenças como, por exemplo, aquelas chamadas de necessidades especiais, portadores de deficiência auditiva, visual, cadeirantes etc. e ainda, as de orientação sexual (heterossexual, homossexual, bissexual) e geracional (jovens, adultos, idosos).
Abordaremos alguns temas pertinentes a essesassuntos de forma breve, porém séria e reflexiva, dando importância ao entendimento da escola e sua conduta diante dessas situações que se fazem corriqueiras. Esse trabalho foi elaborado através de pesquisas e entrevistas feitas com professores, pedagogos, estudantes e trabalhadores com o objetivo de analisar o que eles pensam sobre violência contra a mulher e a criança, discriminação por identidadede gênero, violência contra homossexuais, igualdade de direitos, casamento homoafetivo entre outros. Entendemos que é a partir do diálogo que poderemos disseminar idéias e sentimentos de igualdade que serão geradores de paz e acabarão por finalizar todo tipo de conflito vindo da desigualdade. É preciso entender que desigualdade não quer dizer inferioridade, mas convivência de múltiplos com osmesmos direitos e deveres.

Atividade prática: Educação e Diversidade (Livro A Diversidade Cultural) p.57
Análise e interpretação do Título VIII – Capítulo III – Seção II – Da Cultura – artigos 215 e 216 da Constituição Brasileira:
Seção II
Da cultura
Art.215. A coletividade tem garantido o direito ao pleno exercício de sua cultura e aos mecanismos de acesso à fontes da cultura nacional , bemcomo ao apoio, valorização e difusão dessas manifestações de cultura.
§ 1º A coletividade tem direito à proteção das manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras (ex: festas de congo), e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional (ex: festas dos pomeranos, italianos, japoneses etc).
§ 2º A lei fixará datas comemorativas que sejam importantes...
tracking img