Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JULIANA ELIAS BORGES, RU 597463, TURMA 08/2010
MARIA CRISTINA SAMPAIO FORTES, RU 137013, TURMA 08/2010
MICHELE CRISTIANE DOS SANTOS, RU 599051, TURMA 08/2010

PORTFÓLIO REFERENTE À
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE CULTURAL

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DECURITIBA
JULIANA ELIAS BORGES, RU 597463, TURMA 08/2010
MARIA CRISTINA SAMPAIO FORTES, RU 137013, TURMA 08/2010
MICHELE CRISTIANE DOS SANTOS, RU 599051, TURMA 08/2010

PORTFÓLIO REFERENTE A
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE CULTURAL

Produção de Aprendizagem apresentada a UTA – Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia aDistancia da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Keisy Cordeiro
Centro Associado: São José dos Pinhais

São José dos Pinhais
2011
SUMÁRIO
DIVERSIDADE CULTURAL.............................................................................05
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS..........................................................13
PESQUISA E PRÁTICA PROFISIONAL -DIVERSIDADECULTURAL.........18
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................23
REFERÊNCIAS.................................................................................................24
APENDICES......................................................................................................25ANEXOS............................................................................................................26

INTRODUÇÃO
Num mundo cada dia mais interativo e globalizado com informações mais acessíveis é natural que cada vez mais diversos tipos de culturas se cruzem. Isso vem provar que o mundo não é restrito apenas ao espaço que se habita.
Fazemos parte de um mundo plural multifacetado e ainda sim totalmente ligado e entrelaçado nas mais diversasformas de convivência. E por tanto temos responsabilidades, direitos e deveres, que todos devem respeitar.
O trabalho a seguir mostra como o ensino com o passar do tempo adquiriu o fator social, de que a educação não só leva ao desenvolvimento pessoal, mas traz consigo o poder de modificar e formar um cidadão, e que está educação tem que respeitar as características de cada ser de forma que issopossa contribuir para a sua aprendizagem, e também para o mundo.
Por meio da educação pode se atingir a todos, basta ter uma porta aberta ou uma mente aberta e este processo pode construir sociedades, ou melhor, mudar sociedade e foi o que ocorreu e ocorre hoje. Este papel transformador e formador foi se transformando e se aprimorando com muita luta e dedicação como, por exemplo, Paulo Freirehoje merecidamente reconhecido aqui e internacionalmente pela sua trajetória principalmente na educação de jovens e adultos. Ao mesmo tempo em que se percebe o quanto se mudou e se evoluiu, vimos por meio das pesquisas, leituras e observações o quanto ainda tem a se fazer para melhorar.
O trabalho a seguir mostra um pouco da trajetória da Educação de Jovens e Adultos e o quanto a diversidadecultural é importante para o crescimento e aprendizado dentro e fora da sala de aula, para se respeitar e ser respeitado para poder compreender e despertar a criticidade e formar uma sociedade capaz de racionalizar as questões a sua volta, e que fazer com que se tome uma posição perante o mundo, pois a posição da escola é justamente essa dar a base para que se possa desbravar o mundo com bons argumentose conhecimentos.

1. Pesquise em revistas e jornais relatos sobre diferentes costumes, rituais Como casamentos, batizados, festas populares e modo de vida de outros povos, como árabes, judeus, italianos, alemãs

Quando se trata de uma cultura Árabe pode se referir a eles como, eram até o final da idade média a civilização mais desenvolvida do mundo com sua multiculturalidade diversificada,...
tracking img