Diureticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Diuréticos são substancias que aumentam a excreção Na+ e de água do corpo através de uma ação sobre os rins. O efeito primário consiste em diminuir a reabsorção do Na+ e de Cl- do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada do NaCl. Este processo pode ser obtido: (i) através de uma ação direta sobre as células do néfron; e (ii) ao modificar indiretamenteo conteúdo do filtrado.
Diuréticos que atuam sobre o túbulo proximal (inibidores da anidrase carbônica)
Os íons sódios são absorvidos, enquanto o H+ é secretado na superfície luminal por mecanismo de antiporte. A maior parte do carbonato no filtrado é reabsorvida dessa maneira no túbulo proximal. Assim, a acetazolamida inibe a anidrase carbônica (AC), ao inibi-la o Na+ não é absorvido devido àausência de íons H+.
Diuréticos de alça
São os mais poderosos de todos os diuréticos e tem a capacidade de provocar a excreção de 15% - 25% do Na+ existente no filtrado. Ocorre a reabsorção ativa de NaCl, que não é acompanhada de água, reduzindo a osmolaridade do liquido tubular e produzindo liquido intersticial da medula hipertônica. Tanto o Na+ quanto o Cl-, penetram na célula por um sistemade co-transporte envolvendo Na+ / K+ / 2 Cl-, sendo este processo impulsionado pelo gradiente eletroquímico para Na+ produzindo pela bomba de Na+ / K+ ATPase na membrana basolateral. Os diuréticos de alça inibem este processo. Os diuréticos de alça são rapidamente absorvidos pelo trato gastrointestinal e também podem ser administrado via intra venosa. Quando administrado via oral atuam dentro de 1hora; quando administrado por via intra venosa produzem efeito máximo de 30 minutos. A meia - vida plasmática é de cerca de 90 minutos (mais prolongado na insuficiência renal) e a duração é de 3 – 6 horas, exceto no caso da torasemida, que apresenta meia - vida mais longa e duração prolongada, podendo ser administrado 1 vez ao dia.
Diuréticos que atuam sobre o túbulo distal (tiazídicos)
Notúbulo distal, o transporte ativo de NaCl é impulsionado pela bomba de Na+/K+ ATPase na membrana basolateral, com entrada de sódio na célula a partir da luz, acompanhando de Cl- por intermédio de um transportador de Na+/Cl- eletroneutro. Os diuréticos tiazídicos atuam ao inibir este transportador.
A principal tiazida é a bendroflumetiazida (bendrofluazida). Outros tiazídicos incluem ahidroclorotiazida e a ciclopentiazida, embora outros fármacos tenham ações semelhantes, como: clortalidona, indapamida, a xipamida e a metolazona.
Pode ocorrer alcalose hipoclorêmica. Os diuréticos tiazídicos exercem efeito paradoxal no diabete insípido, em que reduzem o volume de urina. Exercem algumas ações extra-renais, produzem vasodilatação e podem causar hiperglicemia (que pode exacerbar o diabete melito),aumento do colesterol plasmático (uso prolongado), impotência masculina (reversível com a interrupção do fármaco). Induzem a depleção de K+, aumentam os níveis plasmáticos de ácido úrico (com possibilidade de gota) e induzem a alcalose metabólica.
Diuréticos osmóticos
Os diuréticos osmóticos são substâncias farmacologicamente inertes (por exemplo, manitol), que são filtrados no glomérulo, masque sofrem reabsorção incompleta ou que não são reabsorvidos. No interior do néfron, o principal efeito é exercido sobre as partes que são livremente permeáveis à água: o túbulo proximal, o ramo descendente da alça de Henle e no ducto coletor. A reabsorção passiva de água encontra-se reduzida devido à presença do soluto não-reabsorvível no interior do túbulo, exercendo um efeito secundário dereduzir a reabsorção de Na+. Por conseguinte, os principais efeitos dos diuréticos osmóticos consistem em aumentar a quantidade de água excretada, com aumento relativamente menor de Na+.
Assim, estas substâncias são úteis no tratamento de condições associadas à retenção de Na+, no tratamento da elevação aguda da pressão intracraniana (edema cerebral) e da pressão intra-ocular elevada (glaucoma)....
tracking img