Distrito da bela vista - estudo do bixiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO

PROJETO E ACESSIBILIDADE I
Relatório de Visita – Bixiga, SP

21.02.2013

O Distrito – Bela Vista
A Bela Vista é um distrito situado na região central da cidade de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga (não oficial).
Dentro de seus limites estão localizadas algumas das mais importantes atrações paulistanas – como olendário bairro do Bixiga, com suas cantinas, teatros e festas populares, e o Museu de Arte de São Paulo. Abriga também a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, referência no ensino de administração de empresas no Brasil.
A Bela Vista apresenta um grande contraste social, tendo famílias de classe média alta no Morro dos Ingleses, nas proximidades da Av.Paulista, e famílias mais pobres na região chamada de Bixiga.
Limites
Norte: Ligação Leste-Oeste.
Leste: Avenida Vinte e Três de Maio.
Sul: Viaduto do Paraíso, Rua do Paraíso.
Sudoeste/Oeste: Avenida Bernardino de Campos, Praça Osvaldo Cruz, Avenida Paulista.
Oeste/Noroeste: Rua Frei Caneca, Rua Avanhandava.

Área 2,6 km²
População (77°) 69.460 hab. (2010)
Densidade 220,02 hab./haRenda média R$ 2.435,70
IDH 0,940 - muito elevado (12°)
Subprefeitura Sé
Região Administrativa Centro
Área Geográfica Centro Expandido

Contexto Histórico – Bixiga
O Bixiga é entendido como um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo, embora na divisão administrativa da cidade ele não exista oficialmente como tal. Corresponde aproximadamente à região localizada entre as ruas MajorDiogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito da Bela Vista, embora sua delimitação possa ser motivo de polêmica dependendo da fonte.
Formado por imigrantes italianos, ganhou importância histórica e turística na capital paulista. A tradição e a religiosidade italianas, que são fortemente mantidas e as inúmeras cantinas existentes no bairro são grandesatrativos turísticos.
O primeiro registro de ocupação da área é de 1559, como Sítio do Capão, de propriedade do português Antônio Pinto, e mais tarde passou a chamar-se Chácara das Jabuticabeiras, por causa do alto número de árvores dessa espécie. Nos anos 1820 um homem conhecido como Antônio Bexiga, por causa de suas cicatrizes de varíola (popularmente conhecida como "bexiga"), comprou as terras,o que é a explicação para o nome do bairro.
Por volta de 1870 Antônio José Leite Braga decidiu lotear parte de sua "Chácara do Bexiga". O loteamento já estava anunciado em 23 de junho de 1878 e foi inaugurado em 1 de outubro do mesmo ano, com a presença do imperador Pedro II, lançando a pedra fundamental de um hospital que, no entanto, jamais foi construído. Lotes pequenos e baratos interessaramaos imigrantes italianos, pobres e recém-chegados ao Brasil, a maior parte deles vindos da Calábria, que não se interessavam por dirigir-se aos cafezais do interior do estado.
Com o intuito de afastar o sentido pejorativo do apelido dado ao bairro, seus moradores passaram a mudar a grafia de Bexiga para Bixiga. Outra explicação para a grafia seria uma adaptação ao jeito coloquial de se falar.Analises Gerais para Projeto
No bairro a predominância do uso de suas edificações é residencial, com algumas ruas de pontos comercias afins se suprirem as necessidades básicas dos moradores, exemplo mini mercados, padarias, farmácias e pequenas lojas (calçados, roupas, matérias de construção). Em geral o bairro é muito bom para moradia, porém há muitos moradores de rua pelos arredores, por teremruas e edifícios sujos, mal cuidados e alguns até mesmo depredados, porem encontram-se algumas edificações agradáveis como as casas de “vila” .Mas o que vale ressaltar sobre o bairro é o grande atrativo cultural e gastronômicos gerado com a presença das famosas cantinas e os teatros, com tais equipamentos o bairro além de residencial se torna famoso e frequentado pelo seu caráter cultural e...
tracking img