Distribuicai de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A indústria de eletricidade surgiu no país no século passado, próximos aos dois principais centros urbanos, Rio de Janeiro e São Paulo.

Inúmeras concessionárias se formaram no período da primeiraRepública (1889 – 1930), quase todas em função de serviços de tração elétrica dos bondes.

A expansão e a operação dos sistemas interligados aconteceram na década 70, sendo que só em 1993, o governopromulgou a lei da reforma da legislação tarifária, que promoveu a individualização das tarifas de energia elétrica por concessionária.

Em 1995 o quadro regulador do setor sofreu importantesalterações, em fevereiro a lei que condicionou a autarquia da concessão dos serviços públicos, em geral à sua licitação, em julho a lei que fixou as regras para as concessões dos serviços de eletricidade,reconhecendo a figura do produtor independente de energia, liberando os grandes consumidores do monopólio.

Em 1996, foi criado um novo órgão regulador e fiscalizador, das atividades de energiaelétrica no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Em maio de 1998, definiu-se o novo marco regulatório no setor, instituindo o Mercado Atacadista de Energia – MAE, responsável deintermediar todas as transações de compra e venda de energia elétrica e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – NOS, responsável de coordenar e controlar a operação das usinas e da rede básica detransmissão dos sistemas interligados.

As reformas do setor ganharam impulso no governo Fernando Henrique Cardoso, com as privatizações das concessionárias federais e estaduais com a separação das atividadesde geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

A distribuição de energia elétrica compreende o sistema de rede de distribuição que conduzem a eletricidade das chamadas subestaçõesbaixadoras, possibilitando a utilização desta eletricidade pelas fábricas, casas, hospitais e escritórios.

A rede de distribuição é o conjunto de fios e cabos de força aéreos ou subterrâneo que...
tracking img