Realatório lei de ohm

2216 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

Laboratório de Eletricidade Aplicada
Lei de OHM

São José dos Campos
2012

1. Objetivos:

O objetivo da experiência foi calcular e medir valores de tensão e corrente em circuitos resistivos e provar a Lei de Ohm.

2. Material Utilizado:

* Resitores e kit de motagem; * Voltímetro e amperímetro analógicos; * Fonte de precisão digital CC (0-30V).

3. Introdução teórica:
3.1 Temas abordados e equipamentos utilizados:
Carga elétrica:Como certos átomos são capazes de elétrons e outros capazes de receber elétrons, é possível produzir uma tranferência de elétrons de um corpo para outro.Quando isto ocorre, a distribuiçãi igual das cargas positivas e negativas em cada corpo deixa de existir .Portanto um corpo conterá um excesso de elétrons e a sua carga terá uma polaridade elétrica negativa; o outro corpo conterá um excesso de prótons e a sua carga terá uma polaridade positiva.
Corrente:O movimento de fluxo de elétrons é chamado de corrente.Para se produzir a corrente, os elétrons devem se deslocar pelo efeito de uma diferença potencial. Acorente é representada pela letra i maiúscula; a unidade fundamental em que se mede a corrente é o ampère (A). Um ampère de um corrente é definido como o deslocamento de um Coulomb através de um ponto qualquer de um condutor durante um intervalo de tempo de segundo.
Diferencial de potencial:Em virtude da força de seu campo eletroestático, uma carga elétrica é capaz de realizar trabalho ao deslocar uma outra carga por atração ou repulsão.A capacidade de uma carga de realizar trabalho é chamada de potencial; quando houver uma carga diferente deste; haverá uma diferença de potencial entre elas.
Energia térmica:A maior parte da produção de energia elétrica origina-se pela formação de energia térmica.O carvão, o óleo ou o gás podem ser queimados para liberar grandes quantidades de calor.Uma vez estando disponível a energia térmica, o próximo passo é convertê-la em enrgia mecânica.

Relacionados