Distribui9dora de medicamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE DISTRIBUIDORES
A atenção do farmacêutico na área de Distribuição é relativamente nova, pois foi efetivada apenas na década de 90, com a criação da ANVISA, e o surgimento de normas sanitárias específicas em armazenagem, distribuição e transporte. Desde então, ocorreram mudanças na legislação, regulamentação da profissão nessa área e nova forma de tratamento dessasatividades como prestadores de serviços de saúde, devido á natureza de seus produtos.
A atividade de distribuição é considerada de relevância publica, tanto pelas questões de abastecimento do mercado como quanto pelas características em que esses produtos chegam ao consumidor final. A distribuição de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde (correlatos), saneantes e cosméticos devem serfeita de forma a garantir a qualidade, eficácia e segurança dos produtos vindos de industrias químicas e farmacêuticas.
Distribuidor:  empresa que exerça direta ou indiretamente o comércio atacadista de drogas, medicamentos em suas embalagens originais, insumos farmacêuticos e de correlatos. (Lei 5991/73)
 
O Distribuidor atua no tripé: Adquirir, Armazenar e Expedir, tendo a operação Mercantilcomo objeto de sua atuação a aquisição do Fabricante e revenda ao Comércio Varejista passando pela etapa de Armazenamento, sendo responsáveis pelo fornecimento destes produtos em uma área geográfica determinada e pelo recolhimento dos mesmos quando este for determinado pela autoridade sanitária e/ou pelo titular do registro do produto. (Portaria 802/98)
 
A responsabilidade do Distribuidor ésolidária em toda cadeia de medicamentos (produção, distribuição, transporte e dispensação) pela identidade, integridade, eficácia, qualidade e segurança dos produtos farmacêuticos. (Portaria 802/98)
 
“Em uma Distribuição, a assistência farmacêutica, como em uma farmácia/drogaria é indispensável” Segundo Denison Silveira.
Atribuição da Distribuidora: A atividade da Distribuidora (Comércio atacadista)consiste em receber os produtos do laboratório, indústrias e distribuir ao comércio varejista (farmácias e drogarias), hospitais, postos de saúde, clinicas e ambulatórios, onde são destinados ao consumidor final (cliente). O comércio atacadista de distribuição inclui medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde (correlatos), saneantes e cosméticos.
Apesar da complexidade da atividade dedistribuição, as empresas envolvidas devem atender as necessidades da população de uma forma indireta, pois, quando o produto chegar ao consumidor/ cliente, deverá apresentar as mesmas características e qualidade de que foi fabricado.
A OMS publicou um documento denominando “O Papel do Farmacêutico no Sistema de Atenção á Saúde”, em que se destacaram 7 qualidades que o farmacêutico deveapresentar.
O profissional deverá ser:
1)      Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde;
2)      Capaz de tomar decisões;
3)      Comunicador;
4)      Líder;
5)      Gerente;
6)      Atualizado permanentemente;
7)      Educador;
As atribuições do farmacêutico em distribuidoras estão definidas em Resoluções CFF e Legislação Sanitária. A responsabilidade técnica na distribuição inclui o deverde cumprir e fazer cumprir a legislação sanitária e profissional sobre as atividades realizadas pelos referidos estabelecimentos.
 
Segundo Denison Silveira, é muito importante que o farmacêutico participe também de todo processo e não somente dite normas. “Trabalhar em equipe é imprescindível e o respaldo do proprietário da distribuidora é indiscutível, para que não sejam vistos como um inimigo,mas um facilitador do processo.”
Atribuições Detalhadas:
 
1-      Responsabilidade Técnica:
§          Conselho Regional de Farmácia;
§          Vigilância Sanitária Municipal (VISA);
§          ANVISA.
 
 
2-     Controle de documentos regulatórios (manter atualizado):
§         CRF (Certificado de Regularidade Técnica);
§         VISA (Alvará Sanitário Local, Certificado de Regularidade de...
tracking img