Dispositivos de controle escoamento pluvial - porto alegre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO: - Visita Técnica: Dispositivos de Controle do Escoamento Pluvial -


Porto Alegre, 11 de novembro de 2011

O presente relatório descreve a vista técnica ocorrida no dia 14 de outubrode 2011, onde foram visitados diversos dispositivos de controle do escoamento pluvial de Porto Alegre. A visitação sucedeu conforme a numeração dos tópicos, infelizmente não foi possível realizar avisita da Bacia da Avenida Déa Coufal e o Estacionamento da PUC, porém não foi prejudicial para o aprendizado dos sistemas de controle de escoamento pluvial.

1. Loteamento Figueira (Rua OsórioTuyuti Freitas) É um reservatório de amortecimento, a área foi cedida pelo condomínio como medida compensatória pelo impacto gerado pelo empreendimento. Ele deveria ser um reservatório do tipo off-line,porém com a falta de manutenção o sistema se tornou on-line. A manutenção deveria ser feita pelo DEP – Departamento de Esgotos Pluviais, porém a entidade tem poucos recursos para custear a limpeza dolocal. O dispositivo é relativamente novo, possuiu

capitação pluvial e corre sobre ele um pequeno curso d’água. Na figura abaixo é possível observar o vertedor do tipo rampa, usado para o controle doescoamento, e ainda a vasta vegetação formada pela precária manutenção.

2. Praça Celso Luft (Ex-Praça Quintino Bocaiúva) O reservatório foi realizado em baixo de duas quadras poliesportivas, ouso da captação é mista. Foi uma maneira encontrada para escondê-lo dos olhos dos moradores, que no principio eram contra a medida devido ao cheiro de esgoto. O dispositivo de drenagem apresenta boaconservação, muito provável pelo fato de ser novo. Foi observado que a entrada para a manutenção é de difícil acesso, complicando mais ainda a operação para a limpeza do reservatório. Logo abaixo algumasfotografias tiradas do local.

a

b

c
Descrição das fotos: a) Boca do bueiro, captação da água; b) Ponto de inspeção (pode se observar a mistura do esgoto cloacal com o pluvial); c) Visão...
tracking img