Dispositivo para fratura de faces de selagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A função das vedações é a de isolar entre si meios onde ocorrem pressões, temperaturas, ou onde estão contidos agentes propulsores diferentes. Destinam-se também, a impedir a penetração de corpos estranhos nos meios onde se processam as operações ou vazamento de lubrificantes através dos mancais.

Serve para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos,gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação.

É importante que o material do vedador seja compatível com o produto a ser vedado, para que não ocorra uma reação química entre eles. Se houver reação química entre o vedador e o produto a ser vedado, poderá ocorrer vazamento econtaminação do produto. Um vazamento, em termos industriais, pode parar uma máquina e causar contaminações do produto processado que, consequentemente, deixará de ser comercializado, resultando em prejuízo à empresa.





2 SELO MECÂNICO

O selo mecânico é um dispositivo mecânico que previne o escape de fluido sob pressão de um recipiente onde o eixo rotativo atravesse sua carenagem como mostrao exemplo ilustrado na figura 01. “É um vedador de pressão que utiliza princípios hidráulicos para reter fluidos. “ (SENAI, 1997, p.20)


Figura 01 – Vedação por selo mecânico em bomba centrífuga


A vedação exercida pelo selo mecânico se processa em dois momentos: a vedação principal e a secundária.

A vedação principal é feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contatodeslizante entre as faces altamente polidas de duas peças, geralmente chamadas de sede e anel de selagem. A sede é estacionária e fica conectada numa parte sobreposta. O anel de selagem é fixado na luva ou no eixo e acompanha seu giro. Para que as faces do anel de selagem e da sede permaneçam sempre em contato e pressionadas, utilizam-se molas conectadas ao anel de selagem.

Sua principal função égarantir a vedação perfeita entre a bomba e o bloco do motor, evitando queda de pressão no sistema e vazamento de líquido de arrefecimento para fora do circuito de circulação e resfriamento. (SENAI, 1997)

A vedação secundária, aplicada à sede e ao anel de selagem, pode ser feita por meio de vários anéis com perfis diferentes, tais como: junta, anel o'ring, anel "V", cunha, fole e outros.

Casoexista um diferencial de pressão entre os lados da carcaça, ocorrerá um vazamento através da folga. O selo mecânico tem a função de eliminar a ocorrência de tal vazamento.

Os selos mecânicos são utilizados com vantagens em relação às gaxetas, pois não permitem vazamentos e podem trabalhar sob grandes velocidades e em temperaturas e pressões elevadas, sem apresentarem desgastes consideráveis.Eles permitem a vedação de produtos tóxicos e inflamáveis.

Substituem as gaxetas convencionais com vantagens conforme abaixo:

-Eliminação ou diminuição de perdas de força causadas por atrito;

-Vazamentos invisíveis ou insignificantes;

-Eliminação substancial de desgaste de eixos e luvas;

-Ajuste automático das peças de contato axial ;

-Funcionamento normal mesmo comextremas deflexões e movimentos axiais;

-Manutenção mínima;















2.1 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO SELO MECÂNICO

Um dos requisitos iniciais para que ocorra a vedação é que as superfícies que se atritam trabalhem obedecendo à um elevado índice de planicidade e alinhamento, porém, mesmo, atendendo este fundamento básico, é impossível manter ascondições iniciais de alinhamento , em função da movimentação do eixo, causado pelos seguintes fatores:

- Folga dos mancais;

- Vibrações;

- Flexão do eixo;

- Desgaste das superfícies de selagem;

- Dilatação ou contração das peças;

Para minimizar esses problemas, os elementos de vedação estáticos ou rotativos devem executar um movimento flexível.





A figura 02 mostra a...
tracking img