Dismenorreia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A dismenorréia é uma das queixas mais freqüentes na clínica ginecológica diária, responsável por altos índices de falta na escola e no trabalho. O termo dismenorréia significa menstruação dolorosa acompanhada ou não de manifestações gerais. Quando ocorrem, os sintomas mais freqüentes são: náuseas, vômitos, fadiga, diarréia, nervosismo, dor lombar, vertigem e cefaléia. A importância do seuestudo se deve ao fato de que, embora quase todas as mulheres apresentem cólica uterina em algum momento de sua vida, cerca de 10 a 15% apresentam sintomatologia severa, incapacitando-as para seus afazeres habituais, comprometendo as atividades familiares, profissionais e sociais. Tradicionalmente é classificada em primária e secundária. A dismenorréia primária (DP) se caracteriza por não possuirdoença pélvica orgânica e é o tipo mais comumente diagnosticado entre as adolescentes. Sua principal componente, a cólica uterina, é causada por contrações miometrais induzidas pelas prostaglandinas. A dismenorréia secundária (DS) se caracteriza pela presença de lesão orgânica na pelve, como endometriose, adenomiose, pólipos, miomas, uso do dispositivo intra-uterino (DIU), malformações uterinas evarizes pélvicas. Diante disto, serão abordados, a seguir, a classificação, etiopatogenia, diagnóstico e terapêutica da dismenorréia, ressaltando, sobretudo, a assistência de enfermagem as mulheres portadoras desta patologia.
Palavras-chave: Dismenorréia. Prostaglandinas. Assistência de Enfermagem

INTRODUÇÃO


A dismenorréia é um das queixas mais freqüentes na clínica ginecológica diária,afetando em larga escala suas atividades sociais, desportivas e escolares, sendo responsável por altos índices de absenteísmo na escola e no trabalho (COCO, 1999; MARANHÃO, 2002).
O termo dismenorréia é derivado do grego e significa menstruação difícil e se caracteriza pelo conjunto de sinais e sintomas representados por náuseas, vômitos, diarréia, fadiga, dor lombar, nervosismo, tonturas ecefaléia, que se manifestam algumas horas antes do fluxo menstrual ou, mais freqüentemente, nas primeiras 24 horas (COCO, 1999; PIATO, 2002; DIEGOLI; DIEGOLI; FONSECA, 2004). A variação e a intensidade dos sintomas mudam de mulher para mulher e de ciclo para ciclo na mesma pessoa. Os sintomas podem durar várias horas ou vários dias (FOGEL, 2002). Porém, segundo Piato (2002), na maioria das vezesocorre desaparecimento das cólicas após 48 horas do início da menstruação.
Embora a dismenorréia tenha sido descrita desde a época de Hipócrates, que considerava a menstruação dolorosa como originada de obstrução cervical e retenção do fluxo menstrual, seu estudo tem adquirido maior importância nas últimas décadas, devido às conseqüências sociais e econômicas que acarreta. A dismenorréia juntamentecom a tensão pré-menstrual (TPM) são as principais responsáveis pelo absenteísmo da mulher no trabalho e na escola (DIEGOLI; DIEGOLI, 2007). Acreditam que cerca de 140 milhões de horas são perdidas anualmente em decorrência da dismenorréia (FONSECA et al., 2000).
A real incidência da dismenorréia é de difícil determinação, devido à variação dos métodos diagnósticos e ao grande número de mulheresdismenorréicas que não procuram auxílio médico (IKEDA; SALOMÃO; RAMOS, 1999). Entretanto, Diegoli e Diegoli (2007) afirmam que ela ocorre em 60 a 80% das mulheres em diferentes graus de intensidade, sendo que em 8 a 18% o desconforto menstrual é tão intenso que a impede de realizar suas atividades habituais. A dor e o sofrimento sempre estiveram associados, na cultura das diferentes nações, com atransformação da menina em mulher, inclusive conceitos antigos, como “quando casar passa”, “mulher para ficar bonita tem que sofrer”; “não se deve lavar a cabeça quando está menstruada” são transmitidas de geração a geração (DIEGOLI; DIEGOLI, 2007).
As taxas de prevalência da dismenorréia primária (DP) referidas na literatura são muito desiguais. A análise de diferentes estudos mostra que...
tracking img