Dismenorreia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Farmaceutico: Moisés A. Nieckarz

CRF-SC 9245

Dismenorreia
A dismenorreia é caracterizada por dor do tipo cólica de intensidade variável na região do hipogástrio durante a menstruação. Aspacientes referem-se a essa dor como cólica menstrual. É comum a irradiação para a região lombar, além de associar-se com sintomas sistêmicos como lipotimias, perturbação do sono, náuseas, vômitos,tenesmo e aumento da freqüência das evacuações. Não obrigatoriamente todos esses sintomas são relatados, mas a cólica é a queixa predominante.
Os sintomas típicos podem coincidir com o início do fluxomenstrual ou ocorrer dentro de poucas horas antes ou depois do seu início, eles persistem nas primeiras 24 ou 48 horas. Classificação: Etiologicamente a dismenorreia é classificada como primária ousecundária e, quanto à sua intensidade é classificada como leve, moderada e grave. A forma grave é também chamada de incapacitante, por deixar a paciente sem condições de exercer as suas funções habituais.A dismenorreia é a queixa mais comum entre as pacientes adolescentes e adultas jovens que consultam o ginecologista, com grande importância social e econômica por afetar mulheres na idade reprodutiva,sendo a principal causa de falta ao trabalho, à escola e aos compromissos sociais. A prevalência da dismenorreia primária diminui com o avanço da idade, sendo maior no grupo de 20 a 24 anos de idade,decrescendo progressivamente a partir de então. A dismenorreia aumenta com o hábito de fumar, presumivelmente porque a nicotina age induzindo a vasoconstrição no útero.
Causas da dismenorreiasecundária, na puberdade: Malformações genitais congênitas obstrutivas, Hímen imperfurado, Septo vaginal transverso imperfurado, Agenesia de vagina com útero funcionante, Agenesia de colo uterino, Úterobicorno com um corno não comunicante, Útero septado. Na Vida adulta: Endométrios, Adenomiose, Mioma do útero, Doença inflamatória pélvica, Síndrome de congestão pélvica, Estenose do canal cervical,...
tracking img