Dislipidemia

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 28 de maio de 2012
Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, etc.), mas o excessoestá relacionado à aterosclerose. Este processo ocorre em vasos onde há instalação de lesões em forma de placas, causando obstrução ao fluxo sangüíneo.
As dislipidemias podem ocorrer às custas de:Aumento do colesterol (total + LDL): Hipercolesterolemia pura
Aumento dos triglicérides: Hipertrigliceridemia pura
Aumento de colesterol e triglicérides: Dislipidemia mista
Redução de HDLConsidera-se hipercolesterolemia quando a concentração de colesterol total no sangue estiver acima de 200mg/dl e hipertrigliceridemia quando os triglicérides estiverem acima de 200mgIdl.
As duasprincipais formas de colesterol são
HDL (Lipoproteína de alta densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol bom". Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo oseu depósito e as temíveis obstruções dos vasos.
LDL (Lipoproteína de baixa densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol ruim", é responsável pelo transporte e depósito de colesterol nasparedes das artérias, dando início e acelerando o processo de aterosclerose (o acúmulo de colesterol nas artérias), bloqueando o fluxo sangüíneo e obstruindo as artérias.
O perigo do colesterol está noexcesso de LDL.
TERAPEUTICA DAS DISLIPIDEMIAS
A finalidade do tratamento das dislipidemias é a prevenção primária e secundária da doença arterial coronariana (DAC), cerebrovascular e periférica.
Otratamento inicial baseia-se sempre nas modificações do estilo de vida:
adequação da dieta, redução de peso e prática regular de exercícios físicos, além de interrupção do tabagismo, que devem serseguidos por toda a vida.
Uma dieta adequada inclui a redução de gorduras saturadas e colesterol (carnes vermelhas, gema de ovo, leite integral, queijos amarelos, manteiga, frituras, frutos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dislipidemia
  • Dislipidemias
  • Dislipidémia
  • Dislipidemias
  • Dislipidemia
  • Dislipidemia
  • Dislipidemia
  • Dislipidemia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!