Dislipidemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, isolamento e proteçãode órgãos, etc.), mas o excesso está relacionado à aterosclerose. Este processo ocorre em vasos onde há instalação de lesões em forma de placas, causando obstrução ao fluxo sangüíneo.
As gordurasingeridas em uma refeição são processadas, absorvidas e estabilizadas para entrar na circulação e chegar aos tecidos de utilização e armazenamento. Este processo envolve três etapas: as fases endógena eexógena e o transporte reverso. A fase exógena se inicia no intestino delgado, onde os lipídeos ingeridos são decompostos e seus derivados absorvidos, formando quilomícrons. Estes vão para acirculação, onde são metabolizados e captados pelos hepatócitos (liberando colesterol, triglicérides e ácidos graxos). Em seguida ocorre a fase endógena, com a formação de partículas de VLDL no fígado. Estassofrem a ação de enzimas na circulação e no próprio fígado, transformando-se em LDL, que podem ser captadas e utilizadas nos vários órgãos. A fase de transporte reverso ocorre com a remoção do colesterolexcedente pelo HDL, que o transporta para o fígado, onde participa de várias vias metabólicas ou é excretado pela bile (sendo parcialmente reabsorvido no ciclo êntero-hepático).
As concentraçõeselevadas de colesterol no sangue podem, então serem devidas ao consumo ou à produção excessiva deste pelo organismo. Esta última é especialmente significativa nas pessoas com obesidade, tendênciasgenéticas ou hereditárias a problemas cardíacos, ou sedentárias, fatores que contribuem para elevar o colesterol.

DESENVOLVIMENTO
1 – CONCEITO
Designam-se dislipidemias as alterações metabólicaslipídicas decorrentes de distúrbios em qualquer fase do metabolismo lipídico, que ocasionem repercussão nos níveis séricos das lipoproteínas.
Quando a dislipidemia é resultado de ações medicamentosas...
tracking img