Dislexia artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Educação Superior de Brasília
Curso: Pedagogia Turma: 4a
Professor (a): Roberta
Disciplina: Projeto integrador
Aluno (a): Ivonice dos santos Fernandes

Artigo

RESUMO: o presente artigo abordará conceito e característica da dislexia e também o processo de inclusão educacional para pessoas com qualquer tipo de doença intelectual e dificuldade de aprendizagem.
A dislexiavista também como uma dificuldade educacional que compromete a capacidade de ler e também na entender palavras manuscritas ou impressas.

Palavra chave: dislexia, característica, e tratamento.

INTRODUÇAO

Dislexia (do grego) dis=difícil, mau; lexis=palavra.
A nova definição adotada pela Associação Brasileira de Dislexia (ABD) foi elaborado em 2003 pela International DyslexiaAssociation:
Dislexia e uma dificuldade aprendizagem de origem neurológica. E caracterizada pela dificuldade com fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que e inesperado em relação a outras habilidades cognitivas considerada na faixa etária.
Segundo a ABD(associação Brasileira de Dislexia) de 10 A 15% da população brasileira são disléxico e os estabelecimento ainda não estão preparado pedagogicamente para lidar com os disléxicos. Um dos maiores problema e a falta de conhecimento de pais e professores sobre o distúrbio de aprendizagem, especificamente sobre a dislexia, isso impede que os mesmo possam ajudar os alunos que sofre com dislexia. Por nãoconhecer muitos professores não conseguem auxiliar o aluno a superar sua deficiência de aprendizagem, alem de gerar insegurança e alguns atrasos, ocasionado.
Os professores tentam desenvolver estratégias metodológicas para mudarem sua prática pedagógica e assim auxiliarem seus alunos com dificuldades de aprendizagem obter êxito nos estudos formais, mas a maior dificuldade que tem ocorrido na áreade educação refere-se ao não reconhecimento precoce da criança com dificuldade de aprendizagem. Hoje com a inclusão das crianças em salas regulares, não só as com necessidades especiais, mas com dificuldades de aprendizagem, as escolas estão com muita dificuldade em trabalharem de forma diversificada e assim sanarem ou diminuírem os problemas escolares.

INCLUSAO
Inclusão e o ato defacilitar, favorecer, permitir acesso de pessoas especiais em meio comum. Sabemos que não e tão fácil assim, é difícil incluir porque isso implica lidar com culturas, desejos e emoções os mais variados não se tratando somente de números. Implica trabalhar a afetividade. Implica modificar vidas, realidades, e não personagens fictícios. Nas escolas que já praticam a inclusão, é possível observar diferenças:novos desafios, esforços para que os objetivos se realizem e novas perspectivas de vida para todos os alunos. A escola ideal não valoriza as respostas-padrão, preocupando-se excessivamente em formar para o futuro.
A escola de qualidade valoriza o que os alunos podem aprender HOJE, o que podem descobrir cria, desenvolvendo seus talentos. As relações entre alunos e professores não são desprovidasde afetividade. A escola inclusiva, aberta a todos que desejam aprender, certamente parece uma utopia. Mas, muito pelo contrário, os alunos com que trabalhamos não são crianças perfeitas – são seres humanos singulares. Assim é também a instituição: simplesmente uma escola, de verdade, que não está presa a modelos criados por quem não aceita a diversidade. A atual tentativa de ensinar somentealunos perfeitos é que é utópica extremamente distante da realidade!Os professores devem ser formados para lidar com todos os tipos de alunos; mas não é necessário que tenham uma rigorosa preparação teórica e científica. O que aprendem na prática, dividindo experiências, muitas vezes é mais valioso. Isso contribui para o estreitamento das relações entre os profissionais da educação, o que se reflete...
tracking img