Gabriel lemos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Armário de telecomunicações ( Telecom Closets )

O Armário de Telecomunicações é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos de cabeação. Dentro do Armário de Telecomunicações são encontrados terminadores mecânicos, conectores de cruzamento (cross-connects), terminadores para os sistemas de Cabeação Horizontal e Vertical (patch panel).

Subsistema de cabeamento horizontal (Horizontal Cabling )
O subsistema de Cabeação Horizontal, compreende os cabos que vão desde a Tomada de Telecomunicações da Área de Trabalho até o Armário de Telecomunicações. O subsistema de Cabeação Horizontal possui os seguintes elementos:

a. Cabeação Horizontal;

b. Tomada de Telecomunicações;

c. Terminações de Cabo;

d. Cross-Connections.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.5 Armários de Telecomunicações (AT)

2.5.1 Funções

A função primária dos Armários de Telecomunicações ( wiring closets ) é servir como um centro de telecomunicações, isto é, a terminação dos cabos do sistema de distribuição horizontal. É considerado o ponto de transição do cabeamento tronco e ohorizontal.

Eles diferem das Salas de Equipamentos pela quantidade e localização, pois são geralmente áreas ( salas ou estruturas de armários ) que servem a um pavimento ou a regiões de um andar em uma edificação.

A existência de um ou mais Armários de Telecomunicações em um determinado pavimento deve-se ao fato de que os cabos no sistema de distribuição horizontal apresentam restrições nadistância máxima conforme descrito no item 2.6. A topologia nesse locais também é baseada no modelo estrela e, além dos componentes de cabeamento, podem ser opcionalmente instalados, equipamentos eletrônicos.

A técnica de conexão adotada isto é, a maneira como serão interligados os componentes ativos e passivos, será a da interconexão, ou seja, os cabos terminados em um painel de conexão(patch panel) serão interligados diretamente aos equipamentos por um cabo de manobra (patch cord).

No caso de equipamentos de telecomunicações que não apresentem interfaces com conector RJ45 8 vias, deve-se obrigatoriamente utilizar o sistema de conexão cruzada, onde cada cabo e o(s) equipamento(s) são terminados em um painel de conexão e um cabo de manobra é utilizado para interligar ospainéis. Recomenda-se, para o(s) equipamento(s), utilizar painéis semelhantes aos das terminações dos cabos UTPs.

Caso não sejam utilizados os painéis de conexão padronizados, como no caso dos sistemas telefônicos ( PABX, KS etc.. ), os elementos que compõem a solução (painel e cabos de manobra) devem possuir no mínimo, dois pares.

« Índice

2.5.2 Características Técnicas:

Existemduas alternativas sugeridas para a criação desses Armários de Telecomunicações: sala de utilização exclusiva ou gabinete.

« Índice

2.5.2.1 Salas

Caso seja definido um local para desempenhar essas funções, esta área deve possuir as seguintes características:

localização central à área potencialmente atendida, respeitando a restrição de distância inferior a 90 metros daárea de trabalho;
temperatura: 10 a 35° C e U.R. abaixo de 85% (sem instalação de equipamento ativo) ou 18 a 24° C e U. R. entre 30 - 55 % (com instalação de equipamentos ativos);
mínimo de 3 tomadas elétricas de 127 VAC através de circuitos dedicados;
ambiente com porta e acesso restrito;
iluminação com no mínimo 540 lux;
livre de infiltração de água.Área Servida


Área Recomendada

Menor que 100 m2


Quadro externo (1)

Entre 100 e 500 m2


3,00 x 2,20 m (2)

Entre 500 e 800 m2


3,00 x 2,80 m

Maior que 800 m2


3,00 x 3,40 m
Tabela 1 - Área recomendada para os armários de telecomunicações

NOTAS:

As dimensões propostas na...
tracking img