Disjuntores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disjuntores

Antes de qualquer coisa se faz necessário saber o que é um disjuntor e em poucas palavras definir suas funções.
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico que funciona como um interruptor automático designado para proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curtos-circuitos e sobrecargas elétricas e a sua função básica é a dedetectar falha na corrente elétrica, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos para a instalação elétrica protegida.
Há diversos tipos de disjuntores, sendo desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão de sustentam uma cidade. Dentreeles:
Disjuntores térmicos – utilizam a deformação de placas bimetálicas causada pelo seu aquecimento e quando uma sobrecarga atravessa a placa bimetálica existente num disjuntor térmico ou quando atravessa uma bobina situada próxima dessa placa, aquece-a por efeito de joule diretamente no primeiro caso e indiretamente no segundo, o que causa a sua deformação. Essa deformação desencadeiamecanicamente a interrupção de um contacto que abre o circuito elétrico protegido. A proteção térmica tem como função principal a de proteger os condutores contra os sobreaquecimentos provocados pelas sobrecargas na instalação elétrica e tradicionalmente esta é uma das funções também desempenhadas pelos fusíveis gG.
Disjuntores magnéticos – a forte variação de intensidade da corrente queatravessa as espiras de uma bobina produz segundo as leis do eletromagnetismo uma forte variação do campo magnético. O campo assim criado desencadeia o deslocamento de um núcleo de ferro que vai abrir mecanicamente o circuito e assim, proteger a fonte e uma parte da instalação elétrica nomeadamente os condutores elétricos entre a fonte e o curto-circuito. A interrupção é rápida no caso de umabobina rápida ou controlada por um fluido no caso de uma bobina que permite disparos controlados e geralmente está associado a um interruptor de alta qualidade projetado para efetuar milhares de manobras. A proteção magnética tem como fim principal o de proteger os equipamentos contra as anomalias como as sobrecargas, os curtos-circuitos e outras avarias. Normalmente é escolhida para oscasos onde existe a preocupação de proteger o equipamento com muito grande precisão.
Disjuntores termomagnéticos – nos dias de hoje é muito utilizado em instalações elétricas residências e comerciais o disjuntor magnetotermico ou termomagnético, como é conhecido no Brasil. Esse tipo de disjuntor possui três funções e são elas a de manobra; proteção contra curto-circuito; proteção contrasobrecarga. As características de disparo do disjuntor são fornecidas pelos fabricantes através de duas informações principais: corrente nominal e curva de disparo. Outras características são para o dimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e numero de pólos como unipolar, bipolar ou tripolar. Ele possui três terminais sendo eles: base, coletor eemissor.
Disjuntores de Alta Tensão – Para a interrupção de altas correntes, em especial na presença de circuitos indutivos são necessários mecanismos especiais para a interrupção do arco voltaico resultante na abertura dos pólos. Para aplicações de grande potência, esta corrente de curto-circuito pode alcançar valores de 100 kA. Após a interrupção, o disjuntor deve isolar e resistir às tensõesdo sistema. Por fim, o disjuntor deve atuar quando comandado, isto é, deve haver um alto grau de confiabilidade.
Disjuntores de baixa tensão europeu - Abaixo uma fotografia do detalhe interno de um minidisjuntor termomagnético europeu de corrente nominal de 10 ampères e montagem em trilho DIN.

interior de um disjuntor...
tracking img