Diretrizes enino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA COM ORGANIZAÇÃO DIFERENTE

Montessoriano
Metodo no qual cada aluno assume a obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber é construído por elecom o apoio de livros e objetos didáticos, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante. O mestre apenas conduz o estudante nesta caminhada em direçãoao conhecimento, solucionando dúvidas e questionamentos.

Waldorf (antroposofia) 

Trabalha em conjunto três âmbitos do desenvolvimento da criança: físico, social e individual. Osalunos são divididos em faixas etárias e não em séries, pois Steiner acreditava que cada idade tem necessidades específicas a serem atendidas. O aluno waldorfiano estuda com a mesma turmados 7 aos 14 anos. Como o ritmo biológico não pode ser alterado, não há repetência. O método dá igual importância às formações ética, estética e acadêmica. Chama-se Waldorf pois osprimeiros alunos de Rudolf Steiner foram funcionários da fábrica Waldorf Astoria, na Alemanha. 

Escola da Ponte 

Imagine estudar numa escola em que você escolhe a matéria que queraprender, o professor que vai te acompanhar durante o ano e ainda decide o momento ideal para fazer a prova! Tudo isso rola numa cidadezinha portuguesa. Na Escola da Ponte não há séries ouseparação por ano de escolaridade: as turmas são divididas de acordo com o desenvolvimento pessoal de cada um. O estudante escolhe o "projeto de pesquisa" (como se fosse uma matéria) quevai desenvolver no ano e um professor para auxiliá-lo. Quando o projeto fica pronto, ele escreve seu nome numa lista chamada "Eu Já Sei". Só aí o professor avalia o aluno, com uma provaoral ou escrita.
Em outra lista, a do "Eu Preciso de Ajuda", o aluno com dificuldades em um projeto marca seu nome e o professor se oferece para dar uma forcinha antes da prova.  
tracking img