Reforço das competencias na gestão escolar, nas escolas do ensino primário no municipio do chitato

6924 palavras 28 páginas
INTRODUÇÃO
É graças ao desempenho do homem nas suas diversas actividades que a sociedade tem vindo a conhecer melhorias na área económica, social política e mais. No campo da educação o desempenho dos gestores escolares joga um papel de grande importância pois permite melhorar o processo docente educativo. A democratização das sociedades tem permitido um papel mais interveniente e interpelactivo dos cidadãos face às políticas e práticas educativas com grande impacto social.
Segundo o dicionário de língua portuguesa prestigia (2007:518) desempenho é o grau de eficiência no cumprimento de determina função neste contexto a de melhor gerir os sistemas educativos vigentes para o efeito a que melhor e elevar as suas competências de gestor. Pelo acima exposto o gestor na sua actividade diária tem que empreender esforços para que haja maior rentabilidade e qualidade de ensino na sua escola, embora o gestor escolar não seja o único agente da educação, ele desempenha e continuará a desempenhar um papel muito importante na educação das futuras gerações, razão pela o gestor escolar neste contexto, o Director da escola é preciso que tenha uma participação activa no processo de organização Didáctica/Pedagógica e Administração da sua escola de forma a alcançar os objectivos a que se prepôs a alcançar no processo docente/educativo.
Deverá por exemplo indagar-se constantemente sobre a legitimidade dos fins pedagógicos da escola, sobre os objectivos propostos, sobre o conteúdo apresentado, sobre os métodos utilizados em fim, sobre o sentido social e político da sua actividade de gestor escolar, porque, para além dos aspectos postos em evidência ele deve também desempenhar o papel de líder. O gestor escolar como líder é o grande responsável pelo bom relacionamento, a sua influência na escola é muito grande e a criação de um clima de trabalho favoreça ou desfavoreça o bom desempenho da instituição escolar. Para que o gestor escolar possa atingir efectivamente os objectivos, é

Relacionados

  • Reforço das competencias nas Escolas do Ensino Primário no Municipio do Chitato
    6924 palavras | 28 páginas
  • Os Instrumentos de recolhas de Dados
    84626 palavras | 339 páginas
  • Guia negocios angola
    75498 palavras | 302 páginas