direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Direitos humanos são direitos de liberdade de todos os seres humanos, está ligado com a idéia de liberdade de pensamento, expressão e igualdade perante alei.direitos humanos ganhou importância ao longo do tempo, tendo em vista que seus pressupostos e princípios têm como finalidade a observância e proteção da dignidade da pessoa humana demaneira universal, ou seja, abrangendo todos os seres humanos.
São vastos os tipos de direitos humanos como, por exemplo, os direitos da mulher, Toda pessoa tem direito asegurança, Toda pessoa tem direito a plena igualdade, Todas as pessoas são livres e iguais, direito da vida, liberdade de expressão, saúde, moradia, educação,sociais, culturais, direto doconsumidor, direito ao progresso, direto ambiental. O campo dos direitos humanos é vastíssimo.
Na palestra realizada deu-se mais ênfase sobre os direitos das mulheres. Antes daconstituição de 1988 a mulher era vista como um objeto, objeto sexual, objeto de manipulação, de submissão, objeto apenas de parir, não tinham nem o direito de escolherem seus maridos e porfim tinham que casar virgens. Depois da constituição brasileira de cinco de outubro de 1988 muda totalmente a situação da mulher a partir daí não são vista como objetos, agora sãosujeitas de direito.
Existem inúmeros tipos de violência, não só dirigidos à mulher, mas ao homem, infanto-juvenil, e outras classificações, já que o conceito é abrangente.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa,ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação” (Brasil, 2005).
tracking img