Direitos dos remanescentes quilombolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A discussão sobre os valores e como estes estão articulados a sociedade, se mantém em posição de destaque, visto que a sua compreensão é bastante importante para o bom funcionamento da sociedade como um todo.
Para tanto, buscaremos o entendimento dos valores como tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade, sendo a partir de um conjunto devalores que uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decisões.
Neste estudo buscaremos também demonstrar que a sociedade capitalista contribui para a ausência de alguns valores determinantes na formação do indivíduo e dos grupos e, porque se fazem necessárias políticas públicas voltadas para o esclarecimento da sociedade em relação à diversidade e que valorizem as diferenças, sendoque só assim poderam ser formados verdadeiros cidadãos.

Para compreender o preconceito racial ,é preciso analisar o contexto histórico do racismo no Brasil, que teve início no período colonial quando os negros foram trazidos como escravos pelos portugueses.
Mesmo depois que foi decretada a abolição da escravatura, não foram estabelecidas políticas públicas que favorecessem a inclusão dos negrosna sociedade, continuavam sendo tratados como inferiores, não sendo respeitada sua cultura e religião, o que acarretou danos tanto educacionais quanto profissionais até os dias de hoje.
Dai sua relevância deste estudo para que a sociedade o reconheça como cidadão de direitos de forma que sua inserção se efetive equanimamente.

Desenvolvimento

A ética se objetiva como reflexão teórica e açãoprática. Como reflexão teórica, nos chama a indagar filosoficamente sobre o valor das ações; reflete criticamente sobre o significado histórico do agir humano e sobre os fundamentos objetivos dos valores e princípios que orientam a prática social dos homens. Trata-se de um saber interessado; portanto, de um conhecimento que nega a neutralidade da ciência, exigindo um posicionamento ético dopesquisador, pois conhecemos objetivando um produto que seja valoroso para determinado projeto que desejamos que se realize com nossa ação. Como ação prática, a ética é a objetivação concreta dos valores, princípios, escolhas, deliberações e posicionamentos produzidos pela ação consciente dos homens em situações de afirmação/negação da vida, dos direitos e valores. Conceber a ética como uma açãocritica de um sujeito histórico que reflete teoricamente, faz escolhas conscientes, se responsabiliza, se compromete socialmente por elas e age praticamente para objetivá-las é conceber a ética como componente da práxis.
Refletir eticamente sobre a ética na pesquisa em Serviço Social supõe indagar se ela pode ser considerada uma ação capaz de estabelecer mediações práticas para a objetivação deescolhas e valores éticos, lembrando que as opções são relativas a condições históricas determinadas socialmente e que nossos parâmetros éticos são dados, especialmente, pelo nosso Código de Ética Profissional.
Convém destacar que o reconhecimento do assistente social como um interlocutor qualificado para dialogar com diferentes áreas do conhecimento e um profissional competente para investigar eproduzir conhecimentos sobre suas áreas de trabalho é parte de um conjunto de conquistas profissionais construídas pelo Serviço Social brasileiro a partir dos anos de 1970. De fato, é no processo de ruptura com as suas bases tradicionais que o Serviço Social construiu e conquistou a sua legitimação como profissão qualificada academicamente para a pesquisa e o debate com outras áreas de conhecimento, oque implicou a superação do empirismo, do pragmatismo, das concepções positivistas e funcionalistas que marcam a trajetória da profissão.
O contexto do capitalismo “global”, com seu desenvolvimento tecnológico e seu nível inusitado de desumanização coloca grandes questões éticas à humanidade. A ciência, com o desenvolvimento da tecnologia, traz novas indagações a partir da genética, da clonagem,...
tracking img