The paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O jornal é um filme do diretor Ron Howard que retrata de forma estapafúrdia a rotina de um tablóide de Nova York (The Sun). O cotidiano de uma redação é mostrado no filme, que não respeita o código de ética do jornalismo. O diretor apresenta um ambiente com brigas, roubos, tiros, agressão física e verbal, ameaças de fontes e cortes constantes de matérias. Esta última rotineira numa redação dejornal não fictícia.

O filme gira em torno de dois inocentes jovens negros que são acusados de assassinar dois brancos. O personagem Henry Hackett, interpretado pelo ator Michael Keaton, descobre a inocência dos jovens e a tensão cresce em busca da nova manchete. Ele tem que correr contra o tempo e a hierarquia do jornal para poder mudar a vida dessas pessoas e ser reconhecido por sua chefe.Claro que se trata de uma comédia americana, levando em consideração o stress do dead line dos personagens do filme, que é próximo da realidade de uma redação, estando sob tensão constantemente.

O filme aborda o drama da vida pessoal dos personagens Diretor-Executivo, Administrativo, Comercial, Redação, Editor-Chefe, Chefe de Reportagem, Diagramadores, jornalistas, fotógrafos e repórteres queacabam esquecendo-se de si e dos familiares em busca de uma grande manchete ou matéria jornalística.

Nessa ficção adaptada para o cinema, o furo jornalístico está acima da ética e dos bons conceitos. Em uma das cenas, um jornalista é dispensado por ser ético demais... é hilário, afinal, o profissional da comunicação tem como dever informar e ser informado, ter acesso à informação correta everacidade dos fatos. O compromisso com a responsabilidade social é de fundamental importância.

A conclusão desse filme é ver que, infelizmente, mesmo numa ficção cinematográfica, o profissional da comunicação é visto como aquele que tem a capacidade de mudar os fatos a qualquer custo, passando por cima da hierarquia e quebrando o código de ética. O que vi no filme foi uma comédia motivada porhipérboles e sarcasmo sobre o dia-a-dia de uma redação de jornal.

Sinopse
Michael Keaton, Glenn Close, Marisa Tomei, Randy Duvall encabeçam um elenco estelar nesta comédia de parar as máquinas do muitas vezes hilariantes mundo do jornalismo diário. Dirigido por Ron Howard, este sucesso foi elogiado pelo US MAGAZINE com “um dos mais divertidos a sair de Hollywood em anos”.
quarta-feira, 14 denovembro de 2007
Resenha do filme O Jornal
O filme O jornal de Ron Howard fala de um jornalista que trabalha como editor no jornal sensacionalista New York Sun.
O filme detalha de uma forma simples o dia a dia de Henry Hackett, no momento em que sua mulher, Martha está nos últimos dias de sua gravidez, e ele acabou de receber uma ótima proposta de emprego do editor-chefe do cotado jornal New YorkSentinel, e além das dúvidas e a divisão de sua vida entre profissional e familiar, Henry ainda precisa suportar a pressão de seus chefes-diretores Alicia Clarck e Bernie White, por causa de uma matéria que Henry foi encarregado de fazer sobre um assassinato que pode ter sido, ou não, cometido por dois adolescentes negros.
O Jornal aborda claramente conflitos éticos e a importância da profissão dojornalismo para a vasta população de leitores.
O texto “Sobre ética e imprensa” de Eugênio Bucci pode ser comparado ao filme em relação a estes conflitos éticos.
Bucci em seu texto cita alguns pecados que não deve ser cometido na profissão de jornalista e em alguns desses pecados foram escritos foram escritos por Paul Johnson, historiador, ensaísta e jornalista; e também por Marcelo Leite.
Oultimo pode ser destacado em relação ao segundo pecado, Vazamentismo, que fala sobre denúncias que chegam aos jornais “sem origem declarada” e são publicadas sem ao menos haver uma verificação sobre o assunto, no caso de ser verdade ou mentira. No filme há um momento em que a chefe-diretora de Henry acredita que os dois negros acusados de assassinato cometeram o crime e decide publicar a notícia...
tracking img