Direitos das mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
CONCEITO DE ÉTICA 5
ÉTICA E CONSCIÊNCIA 4
HISTÓRIA DOS DIREITOS DAS MULHERES 5
EDUCAÇÃO 6
MERCADO DE TRABALHO 7
AS RELIGIÕES 9
DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NAS DIVERSAS CULTURAS 10
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 15
ANEXO 1 – NOTICIA DIVULGADA NO SITE DA SAPO 17


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Ética eResponsabilidade Social.
Para a realização deste trabalho escolhemos como tema o Direito da Mulheres como Direito Humanos, uma vez que achamos interessantes pois é um tema que ainda hoje desperta muita polémica a nível mundial.
Inicialmente iremos fazer referência a alguns conceitos abordados ao longo das cessões, nomeadamente, a ética, a consciência e também a relativismo cultural.
Posteriormente,desenvolveremos uma breve historia sobre os direitos da mulher fazendo referencia, principalmente, ás desigualdades sentidas entre géneros.

CONCEITO DE ÉTICA

“Ética  deriva do grego ethos, que significa modo de ser, carácter, comportamento. É o ramo da filosofia que procura estudar e indicar o melhor modo de viver no quotidiano e na sociedade. A ética procura fundamentar o bom modo de viver pelopensamento humano.”
É a reflexão sobre o porquê de considerarmos morais as nossas acções. Reflecte sobre os princípios que devem orientar a vida humana e sobre as finalidades que lhe dão sentido, visando o seu aperfeiçoamento.
Analisa os princípios que regem a constituição das normas orientadoras da acção e os respectivos fundamentos.
A ética torna-se essencial pois precisamos de princípiospara fazermos opções morais, para nos dizer como deveremos agir, viver em sociedade e orientarmos a nossa acção por princípios e normas universais.
“A ética exige que nos abstraiamos do “eu” e do “tu” e que cheguemos à lei universal, ao juízo universalizado, ao ponto de vista do espectador imparcial ou do observador ideal ou o que lhe quisermos chamar.” (Peter Singer)
A ética inclui osprincípios de conduta orientadores da vida pessoal ou de uma profissão, bem como os padrões de comportamento. Preocupa-se em averiguar qual deve ser o fim da nossa acção, para que possamos decidir que hábitos devemos assumir, como definir as nossas metas, quais os valores que nos deverão orientar. Tudo isto para podermos actuar com prudência, isto é, tomar decisões acertadas.
“A visibilidade da ética éhoje também maior na sociedade. A comunicação social compreendeu que as questões éticas podem interessar ao grande público e tem dedicado crescente atenção. Sempre ávidos de reportar abusos e escândalos, sobretudo se nestes estiverem envolvidos indivíduos e organizações poderosas, os média denunciam amiúde praticas de corrupção, fraude, crimes ambientais e trabalho infantil, nas mais diversasorganizações.
Uma maior consciencialização para a importância da ética resulta também da constatação dos custos associados à sua ausência.

Os comportamentos não éticos podem ter um considerado impacto negativo no desempenho dos empregados e nos resultados da empresa, estando na origem de numerosos acidentes e processos de falência.” (Cunha et al., 2006: 916-917)
ÉTICA E CONSCIÊNCIA
“Com algumafrequência, escuta-se o argumento de que as actuações éticas são as que obedecem aos ditames da consciência.
As pessoas são detentoras de diferentes consciências. Indivíduos com diferentes idades, religiões e origens sócio - económicas têm diferentes traços de consciência.” Este termo usa-se habitualmente para significar o conhecimento e a sensibilidade de um indivíduo a questões que afectam acomunidade, assim sendo e através da nossa interacção social forma-se em cada individuo uma capacidade interior de orientação, de avaliação e de critica do modo como vivemos a que chamamos consciência moral.
“A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto. O homem sabe que um ato concreto é bom ou mau mediante sua consciência...
tracking img