Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA
DIREITO

A CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DE DIREITOS HUMANOS:
A HUMANIDADE NO SÉCULO XXI

PORTO VELHO, 2012

COMPONENTES

Adroaldo
Diúlia Xavier de Carvalho
Jairo
Naiane Lima Santos
Orlando










ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO.................................................................................... 42. EVOLUÇÃO HISTÓRICA .................................................................. 5
2.1 DIREITOS HUMANOS NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA....................... 5
2.2 DIREITOS HUMANOS NA IDADE MEDIEVAL................................... 6
2.2 DIREITOS HUMANOS NA IDADE MODERNA.................................... 6
3 A HUMANIDADE NO SÉCULOXXI...................................................... 7
4 REFERÊNCIAS ...................................................................................... 10



1 INTRODUÇÃO

A chamada Concepção Contemporânea de Direitos Humanos foi introduzida pela Declaração Universal de 1948 e reiterada pela Declaração de Direitos Humanos de Viena de 1993, fruto do movimento de internacionalização dosdireitos humanos, sendo um movimento extremamente recente na história, servindo como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo (a era Hitler foi marcada pela lógica da destruição e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no envio de 18 milhões de pessoas a campos de concentração, com a morte de 11 milhões, sendo 6 milhões de judeus, além de comunistas, homossexuais eciganos.). O século XX foi marcado por duas guerras mundiais e pela era Hitler, e é no momento em que os seres humanos se tornam supérfluos e descartáveis, no momento em que vige a lógica da destruição, em que cruelmente se abole o valor da pessoa humana, que se torna necessária a reconstrução dos direitos humanos. De maneira clara e resumida, essa concepção pode ser definida como sendo umconjunto mínimo de direitos que cada ser humano possui baseado na sua dignidade humana.
















2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Os Direitos Humanos são frutos da nossa história, de nosso passado, de nosso presente, a partir de um espaço simbólico de luta e ação social. Segundo Norberto BOBBIO, “sem direitos do homem reconhecidos e protegidos não há democracia; semdemocracia não existem as condições mínimas para a solução pacífica de conflitos”. A evolução histórica dos direitos fundamentais inicia-se com o período axial até chegar aos primórdios do século XXI, fazendo uma sucinta relação com a evolução do Estado nos mais diversos momentos históricos.
2.1 Direitos Humanos na Antiguidade Clássica.
Os direitos fundamentais resultaram-se de grandeevolução histórica e social, que levou a sua consagração ao que se apresenta nos dias de hoje. Ao pensarmos em direitos fundamentais temos em mente algo simples que não condiz com a nossa realidade, porém inúmeras mobilizações sociais e mutações sofridas pela sociedade caminharam lado a lado com os direitos fundamentais.
Ao longo do tempo a sociedade sentiu a necessidade de proteção de seusdireitos, pois compreenderam que sem esta proteção jamais haveria uma sociedade igualitária, compreendeu-se então que o bem maior a ser protegido seria o Bem da Vida, sendo este o Bem tão precioso, a vida está atrelada com a dignidade e com isso a dignidade da pessoa humana ganha mais relevo, por certo fundada nas transformações sociais e nas exigências de uma sociedade que aderiu a tal proteção.Tendo em vista o reconhecimento dos Direitos Humanos e a positivação dos Direitos Fundamentais, sabe-se que este feito só obteve êxito devido à evolução histórica, mas tais direitos não surgiram de uma só vez, foram sendo descobertos conforme as transformações da Civilização Humana, sendo a luta pela limitação do poder político um dos principais fatores para o acolhimento destes...
tracking img