Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jusnaturalismo : Traz a idéia do direito perfeito e por isso deve servir de modelo para o legislador. Na Idade Média, o jusnaturalismo adquiriu cunho teológico, com fundamentos na inteligência e navontade divina. As normas eram emanadas e reveladas por Deus prevalecendo, assim, a concepção do direito natural, que os escolásticos concebiam como um conjunto de normas ou princípios morais que sãoimutáveis, consagrados ou não na legislação da sociedade, visto que resultam da natureza das coisas e do homem, sendo por isso apreendidos imediatamente pela inteligência humana como verdadeiros.
SãoTomás de Aquino entendeu como a “lei natural” àquela fração da ordem imposta pela mente de Deus, que encontra presente na razão do homem, uma norma, portanto, racional.
dividiu o direito em duascategorias: jus voluntarium, que decorre da vontade divina ou humana, e o jus naturale, oriundo da natureza do homem devido a sua tendência inata de viver em sociedade.Hugo Grotius libertou a ciência dodireito de fundamentos teológicos, cedendo as tendências sociológicas de seu tempo, e intuiu que o senso social é fonte do direito.
A corrente do jusnaturalismo defende que o direito é independente davontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um idealde justiça.

Justapositivismo :normas emanadas pelo Estado com poder coercivo, podemos dizer que são todas as normas escritas, criadas pelos homens por intermédio do Estado.O direito positivo é aqueleque o Estado impõe à coletividade, e que deve estar adaptado aos princípios fundamentais do direito natural.sustentando que ele não deve se posicionar relativamente aos conteúdos das normas, masapenas descrevê-los, de modo a preservar a vontade política expressa por aqueles que criaram as normas.

A corrente do jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe...
tracking img