Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões de Ecologia
1 pergunta:Existe na Terra uma imensa variedade de nichos ecológicos, alguns deles considerados bastante inóspitos aos quais os organismos se adaptaram através do processo de seleção natural. Organismos adaptados a ambientes que possuem condições extremas são chamados de extremófilos. A alga 'Cyanidium aldarium', por exemplo, consegue crescer em soluções concentradas deácido sulfúrico quente. Outras bactérias, algas e fungos podem viver em ambientes extremamente ácidos (pH próximo de zero) ou extremamente alcalinos (pH próximo de 13). Algumas bactérias chamadas de termófilas como 'Thermus aquaticus' têm crescimento ótimo em ambientes com temperatura de 70°C.

Considere um ambiente com temperatura de cerca de 60°C, pH=9 e salinidade de 200 partes por mil (20%).Ao observar a seguir os gráficos de crescimento de bactérias, assinale a espécie que teria mais oportunidade de ser selecionada neste ambiente, a partir dos dados fornecidos.

2 pergunta:O CONAMA reconheceu a necessidade de restringir o uso de áreas próximas a aeroportos às atividades que não representam perigo à operação das aeronaves. Mesmo assim, os lixões continuaram a se multiplicar pertodos aeroportos. Em todo o Brasil, o urubu, rastreador de restos de comida em estado de putrefação e o principal beneficiado da falta de tratamento dos dejetos urbanos, tem sido apresentado como o causador número um de colisão entre aeronaves e aves no país....

...A caturrita não foi extinta com as alterações ambientais, pelo contrário, hoje é considerada praga para as lavouras do Rio Grandedo Sul e perigo às operações de vôo. Antes, ela construía seu ninho em arbustos de 1,5m. Hoje é capaz de reproduzir em árvores de 30m o que, para o seu predador natural, a cobra, é inatingível.
(Andréa Amorim. "Polêmica no Ar". Folha do Meio Ambiente. Brasília, setembro de 1999, p.25-6)

De acordo com o texto, pode-se esperar que as populações de urubus dos lixões apresentem
a) crescimentopopulacional rápido devido ao aumento na taxa de emigração.
b) crescimento populacional rápido devido à fartura de alimento.
c) declínio populacional lento por esgotarem seu alimento.
d) declínio populacional acentuado devido à falta de alimento.
e) equilíbrio populacional porque há sempre alimento disponível.

3 pergunta:Que fator abiótico tem o menor impacto direto na distribuição dosanimais?
a) Composição do solo
b) Temperatura do ar
c) Acesso à água doce
d) Luz
e) Padrão da chuva

4 pergunta:Organismos como bactérias são capazes de reproduzir-se a cada vinte minutos, o que num espaço de três dias daria uma população suficiente para cobrir toda a superfície da Terra. No entanto, isso NÃO acontece graças, entre outros, ao seguinte fator:
a) quantidade dealimento.
b) potencial biótico.
c) fixação de nitrogênio.
d) radiação infravermelha.
e) imigração progressiva.

5 pergunta:Numa comunidade interagem três populações, constituindo uma cadeia alimentar: produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Um fator externo provocou o extermínio da população carnívora no tempo X.

O gráfico que representa o comportamento da populaçãode herbívoros, a partir de X, é:

6 pergunta:As afirmações a seguir estão relacionadas ao conceito de nicho ecológico.

I - A grande variedade de formas de vida que freqüentemente os ecótonos apresentam pode ser explicada por seu elevado número de nichos ecológicos.
II - Em determinado ecossistema, espécies diferentes que têm o mesmo habitat podem, durante muito tempo, ocupar um nichoecológico idêntico.
II - Espécies taxonomicamente distantes, como o bisão norte-americano e os grandes cangurus australianos, podem ocupar nichos ecológicos semelhantes em regiões geográficas diferentes.

Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) Apenas II e III

7 pergunta:Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em...
tracking img