Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANDO, L.. & VIERA C. S. Oxigenioterapia: o conhecimento da equipe de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 4, n. 2, p.14 – 21, 2002. Disponível em: http://www.fen.ufg.br

OXIGENIOTERAPIA: O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM1
NURSING KNOWLEDGE OF OXIGENOTHERAPY
Liandra Grando, Cláudia Silveira Viera
INTRODUÇÃOMETODOLOGIAAPRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOSO cuidado deenfermagem prestado ao RN em oxigenioterapiaA percepção da equipe de enfermagem sobre as possíveis complicações ao RNCONSIDERAÇÕES FINAISREFERENCIAS BIBLIOGRAFICASAUTORAS | |
RESUMO: O estudo objetivou identificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as seqüelas que a oxigenioterapia pode acarretar ao recém-nascido (RN) e como ocorre o cuidado de enfermagem nessa terapêutica. A pesquisa foiqualitativa sob o referencial de MINAYO (1996) aplicada a equipe de enfermagem de uma UTI neonatal. Denotando na categorização: o cuidado de enfermagem prestado ao RN em oxigenioterapia e a percepção da equipe de enfermagem sobre as possíveis seqüelas ao RN em oxigenioterapia. Conclui-se que os cuidados são prestados sem uma padronização e o conhecimento acerca desse tratamento ainda é restrito.PALAVRAS-CHAVES: Oxigenioterapia; Enfermagem; recém-nascido.
ABSTRACT: The purpose of this study was to identify the knowledge of the nurses’ team about the sequels that the oxigentherapy may cause to the newborns and how to make the nurse’s care. The research was qualitative according to MINAYO (1996) and applied to the nurse’s team of an intensive care for newborns. The analysis was based in twocategories: the nurse’s care for the newborn in oxigentherapy and the nurse’s team perception about some possible sequels to the newborn in oxigentherapy. It was possible to observe that the care was applied without any standardization and the knowledge about this problem is not enough.
KEY WORDS: Oxigentherapy; Nursing; Newborn.
INTRODUÇÃO
Todo ser vivo, para sua existência, realiza trocascom o meio ambiente, dentre elas destaca-se as trocas gasosas que ocorrem no ato de respirar.
O homem possui um sistema respiratório que lhe possibilita a vida que começa desde seu desenvolvimento intra-uterino, especificamente ao redor de 26 a 28 dias após a fertilização. Com 16 semanas de gestação, o pulmão está morfologicamente parecido com o pulmão do adulto, por volta de 24 a 26 semanas degestação, começa a produção do surfactante pulmonar, substância responsável pelo não colabamento dos alvéolos no processo respiratório. Assim, o pulmão fetal, mesmo imaturo, apresenta condições para trocas gasosas e síntese de surfactante, possibilitando a sobrevivência do RN com peso entre 500 e 1000g. A formação total dos alvéolos só se completa após dois meses do nascimento (ZUGAIB & KANAS,1986).
Os movimentos respiratórios encontram-se presentes na vida intra-uterina desde o final do primeiro trimestre gestacional, mas a respiração não ocorre com a função de oxigenação. Portanto, podemos dizer que é o preparo para a adaptação à vida extra-uterina que está ocorrendo. Pode-se afirmar que a respiração é fundamental para todos os seres vivos, com o objetivo de manter a integridade dosprocessos biológicos.
O trabalho de parto exerce importante função no estabelecimento da respiração. Neste momento iniciam-se os movimentos respiratórios propriamente ditos, desencadeados pela asfixia sofrida durante o trabalho de parto e pelos estímulos excitatórios que atuam sobre o centro respiratório, deflagrando os movimentos respiratórios extra-uterinos.
A necessidade mais crítica dorecém-nascido (RN) é o estabelecimento da atividade respiratória adequada com uma troca eficiente de gases. O estabelecimento da respiração é fundamental para a sobrevivência e a manutenção da integridade bio-fisiológica do RN. Então, quando há alguma falha no estabelecimento da respiração, pode-se necessitar de um tratamento especifico (NELSON, 1983).
Na falta de uma oxigenação adequada, ocorre a...
tracking img