Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO EMPRESARIAL

* DIREITO COMERCIAL / DIREITO EMPRESARIAL
EMPRESA & EMPRESARIO.

Os direitos, é um sistema de normas criado pelo homem que racionaliza a vida em sociedade. A vida em si é um impulso vital, e é o direito que compatibiliza a vida social, tornando-a racional.
Os direitos comerciais, nada mais é que as leis criadas e voltadas totalmente ao comercio. Pode serentendida também como um conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial da organização, sendo empresario, ou pessoa fisica.
A palavra comerciante, ou (comércio) pode ser tomado em três acepções:
- Vulgar: Relações entre pessoas, comércio de idéias, etc.
- Econômico: Atividade humana destinada a colocar em circulação a riqueza produzida,facilitando as trocas, aproximando produtor econsumidor.
- Jurídico: É o complexo de atos de intromissão entre o produtor e o consumidor que, exercidos habitualmente, e com fins de lucros, realizam, promovem ou facilitam a circulação dos produtos da natureza e da indústria, para tornar mais fácil e pronta a procura e a oferta.
Os Comerciantes são, portanto, aquelas pessoas que realizam atos de comércio profissionalmente com intuito de lucro. Ocomercio pode ser criado, tanto com uma empresa aberta, ou por pessoa fisica autonoma.
Antigamento o comercio não era entendido como ‘ obtenção de lucros’ como agora, foi com o passar do tempo que as mudanças foram acontecendo, que a evolução das culturas, evolução das pessoas foram surgindo. Com a evolução começou o desenvolvimento
- Não tem direito ao décimo terceiro;
- Não tem FGTS e nemPIS;
- Não tem direitos a beneficios;
- Não recebe seguro desemprego, entre outros.

O Direito Empresarial, trata da relação entre empresários e divide-se em Parte Geral e Direito Societário.
Dentro desse direito, a empresa verifica quais são as suas obrigações, e seus deveres, quais são os direitos dos seus funcionarios, forncedores, entre outros.
Por exemplo, um profissional trabalhandodentro uma organização tem o direito de receber beneficio (vale transporte), seguro de vida, carteira de trabalho, direito ao décimo terceiro, entre outras funções.
Esse direito não é tão diferentes dos direitos comerciais, pois se trata do direito da empresa. O mesmo foi criado para cuidar das atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadorasimportantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.
O principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, se encontra no artigo artigo 966 ao 1195.
Entendemos Empresa, como um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinadofim económico, É uma atividade orientada para a satisfação das necessidades dos seus funcionários, seus clientes, os acionista, sócios, mais tudo sendo legalizado e orientado por um represeante legal.
Com o passar dos tempos, percebemos que a maioria da sociedade não procura mais empregos que não tenha carteira de trabalho, que não tenha beneficios, hoje a sociedade busca criar um alicerce, buscauma segurança na emprego.
Apartir de calculos feitos, observamos que as condições financeiras veem aumentando cada vez mais, pois com a busca do alicerce com registro na carteira,
os “ trabalhadores” conseguem crescer profissionalmente. A cada dia mais a concorrência entre empresas só aumenta, e infelizmente fica no topo aquela que consegue se diferenciar das demais empresas, seja com produtos,preços, marcas, atendimento, entre outros demais fatores.
Uma empresa hoje, para conseguir se estabelecer no mercado de trabalho, precisa de pessoas honestas, e profissionais auto motivados, pois acreditamos que a motivação dos funcionários faz com que a produção da empresa só aumente.
Para a empresa crescer hoje no mercado, é necessários, inovações nos produtos, inovações na tecnologia,...
tracking img