Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Centro de Ciências Biologias e da Saúde-CCBS
Curso: Biologia
Docente: Shirley Germano
Discentes: Camila Renally
Denise de Queiroga
Componente curricular:Botânica Criptogâmica
Período: 2012.1
Trabalho referente ao:

“Filo Lycopodiophyta”

Campina Grande,
05 de julho de 2012
Filo Lycopodiophyta
As licófitas representam aproximadamente 1.200espécies atuais que possuem uma linhagem evolutiva vinda desde o período Devoniano. São mais abundantes em lugares úmidos, mas existem espécies nos mais diversos habitats. Há evidências morfológicasque comprovam a ocorrência de uma divisão, separando as licófitas das eufilófitas, que engloba linhagens de plantas vasculares atuais como as samambaias e plantas com sementes.
Apresentam diversasordens, extintas e atuais. As ordens atuais representam plantas herbáceas, onde cada ordem possui uma única família. Como característica importante do filo, temos as folhas microfilas, com poucadiversidade de forma. As ordens extintas incluíam plantas arbóreas que constituíam florestas no período Carbonífero, e plantas licófitas lenhosas que apresentavam crescimento secundário.
Em relação assuas formas estruturais, possuem esporófitos constituídos de rizoma ramificado que apresenta ramos aéreos e raízes. As folhas portadoras de esporângios chamadas esporofilos, estão localizadas nosestróbilos (ramos modificados). Os gametófitos se tornam bissexuados após a germinação dos esporos, com formas de estruturas verdes – como exemplo as Lycopodiella- e micorrízicas subterrâneas que tem comoexemplo as Lycopodium.

As licófitas, sendo considerado o menor grupo, compreendem três famílias: lycopodiaceae, selaginellaceae e isoetaceae.
A família lycopodiaceae apresenta diversos gêneros, sãohomosporadas e a maioria está no tropical. Grande parte das espécies tropicais pertencentes ao gênero Phlegmariurus é epífita e os presentes nas regiões temperadas formam tapetes que podem ser...
tracking img