Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Conclusão de Curso Técnico de Enfermagem
Grupo: Ainda há vagas!!!!!!!
Antoline
Ivanildo
Alan
Claudinei

Matéria: Saúde Pública
Tema: SUS
Título provisório: Raio X do SUS ??????????

Indice
1. Introdução

2. Origem e funcionamento do SUS (legislação básica)

3. Divisão de responsabilidades e competências, (gestores União, Estados e Municípios – níveis de baixa,média e alta complexidade)

4. Unidade Básica de Saúde UBS e Unidade de Pronto Atendimento UPA)

5. Pontos positivos do SUS (citar os programas que dão certo: distribuição de medicamentos para tratar HIV, saúde da família, farmácia popular agora distribuindo medicamentos para hiper tensão e diabetes

6. Pontos negativos do SUS (citar os pontos negativos e apontar sugestões paramelhoria, voltado para a realidade do Técnico de enfermagem _ o que eu posso fazer para melhorar por exemplo a humanização do atendimento no SUS)

7. Conclusão

8. Referências Bibliográficas

Divisão do trabalho: Ainda em discussão …...
Desenvolver os tópicos do índice acima de forma objetiva, conforme divisão abaixo:
Antoline:
1. Introdução (apresentação das ideias a serem discutidas)2. Origem e funcionamento do SUS (legislação básica)

Ivanildo:
6. Pontos negativos do SUS (citar os pontos negativos e apontar sugestões para melhoria, voltado para a realidade do Técnico de enfermagem _ o que eu posso fazer para melhorar por exemplo a humanização do atendimento no SUS)
8. Referências Bibliográficas
Alan:
4. Unidade Básica de Saúde UBS e Unidade de Pronto Atendimento UPA)5. Pontos positivos do SUS (citar os programas que dão certo: distribuição de medicamentos para tratar HIV, saúde da família, farmácia popular agora distribuindo medicamentos para hiper tensão e diabetes
Claudinei:
3. Divisão de responsabilidades e competências, (gestores União, Estados e Municípios – níveis de baixa, média e alta complexidade)

7. Conclusão (fechamento das ideiasdiscutidas no desenvolvimento)

______________________________________________________________________






































Ivanildo:

6. Pontos negativos do SUS (citar os pontos negativos e apontar sugestões para melhoria, voltado para a realidade do Técnico de enfermagem _ o que eu posso fazer para melhorar por exemplo a humanização doatendimento no SUS)

8. Referências Bibliográficas

O sistema de saúde brasileiro tem como alguns de seus princípios a hierarquização e integralidade. No que tange à hierarquização, significa que a rede municipal de saúde está subordinada à estadual e esta, à federal, cada uma com suas respectivas responsabilidades.

Em suma, os postos de saúde são responsáveis pelas ações de baixa complexidade -prevenção; os estados, pelas ações de média complexidade - proteção; a União, de alta complexidade - recuperação. Em termos práticos, os municípios são responsáveis por programas que visam à manutenção da saúde, como vacinação, campanhas contra as drogas, campanhas de uso de preservativos, etc. Os estados, pelos atendimentos específicos em âmbito hospitalar, como ginecologia, oncologia, etc. AUnião, por cirurgias, transplantes, etc.

No que diz respeito à integralidade, reza o princípio que todas as pessoas têm direito ao atendimento em todos os níveis de necessidade. Ou seja, aquilo que os postos não resolvem é de responsabilidade dos estados, e quando estes não solucionam, da União.

É obvio que se fizermos uma analise friamente na questão legal, ou seja, na lei positiva, podemosafirmar claramente que na lei o sistema está perfeito, porém, na prática o que se vê é a constante falta de médicos, falta de medicamentos, falta de aparelhos, falta de infra-estrutura, mau atendimento, filas imensas para atendimento, falta de recursos para manutenção de viaturas e equipamentos, atraso no pagamento dos funcionários etc.


os políticos que não estão nem aí para as necessidades da...
tracking img