Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório - Plano de Aula

25/07/2012 11:18 Página: 1/16

Disciplina: DPR0233 - DIREITO EMPRESARIAL IV ( FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO ) Semana Aula: 1 DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA Do Direito Falimentar e da Recuperação OBJETIVO O aluno deverá ser capaz de compreender a evolução do Direito Falimentar desde o Decreto-Lei 7661/45 até a Lei 11101/2005, identificar as principais modificações e os novosInstitutos impostos pela nova legislação TEMA Histórico. Evolução. Decreto-Lei 7661/45 e Lei 11101/2005. ESTRUTURA DO CONTEÚDO 1. Conceito de Falência e Recuperação; 2. Noções Históricas, Evolução; 3. A Lei 11101/2005; 4. Institutos da nova Lei. PROCEDIMENTO DE ENSINO Aula teórico-expositiva. Estudo dirigido a casos concretos e utilização da Coletânea de Exercícios. Incentivo ao debate e àverbalização pelos alunos. RECURSO FÍSICO · · . Quadro e Pincel; Data Show; Internet. APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA CASO CONCRETO: Determinada Sociedade Empresária, de pequeno porte, encontra-se em situação temerária, pela inadimplência de vários títulos de sua emissão no mercado. Os sócios procuram você, advogado especialista em Direito Empresarial, pois foram informados que são agentes econômicos excluídosda Lei 11.101/2005 e o único recurso, para se salvarem desta situação crítica, seria a dissolução da sociedade em questão. Pergunta-se: O que você responderia aos sócios consulentes? QUESTÃO OBJETIVA: São agentes econômicos excluídos da Lei 11.101/2005 (Lei Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência) , exceto: A) B) C) D) Os empresários de pequeno porte. As empresas sociedades de economiamista. As empresas públicas. As instituições financeiras. CONSIDERAÇÃO ADICIONAL Para elaborar as questões, o aluno deverá consultar a bibliografia indicada.

Relatório - Plano de Aula

25/07/2012 11:18 Página: 2/16

Disciplina: DPR0233 - DIREITO EMPRESARIAL IV ( FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO ) Semana Aula: 2 DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA Disposições Preliminares. Falência e Recuperação. OBJETIVO O alunodeverá ser capaz de conhecer as disposições preliminares e comuns na Falência e na Recuperação. Identificar o sujeito passivo na relação processual e o Juízo competente para aplicar aos casos concretos. TEMA Disposições Preliminares e Comuns. Falência e Recuperação Judicial. Sujeito Passivo. Juízo Competente. Intervenção e Liquidação Extrajudicial. Lei 6024/74: Noções. ESTRUTURA DO CONTEÚDO 1.Disposições Preliminares e Comuns; 2. Sujeito Passivo; 3. Juízo Competente; 4. Noções sobre Intervenção e Liquidação Extrajudicial. Lei 6024/74. PROCEDIMENTO DE ENSINO Aula teórico-expositiva. Estudo dirigido a casos concretos e utilização da Coletânea de Exercícios. RECURSO FÍSICO · · . Quadro e Pincel; Data Show; Internet APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA CASO CONCRETO: Celpar, Centrais Elétricas do Pará,privatizada no final da década de 90, encontra-se em Recuperação Judicial desde fevereiro de 2012. Caso estivesse na situação anterior, Empresa Pública poderia ter tido o benefício do Instituto da Recuperação Judicial? QUESTÃO OBJETIVA: O Juiz competente para declarar a falência é: A. O Juiz em cuja jurisdição o credor é domiciliado. B. O Juiz em cuja jurisdição o devedor tem o seu principalestabelecimento. C. O Juiz em cuja jurisdição o empresário tem localizada uma de suas filiais. D. O Juiz em cuja jurisdição o devedor é domiciliado. CONSIDERAÇÃO ADICIONAL Para responder às questões, o aluno deverá consultar a bibliografia indicada.

Relatório - Plano de Aula

25/07/2012 11:18 Página: 3/16

Disciplina: DPR0233 - DIREITO EMPRESARIAL IV ( FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO ) Semana Aula: 3DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA Disposições Preliminares e Comuns. Falência e Recuperação OBJETIVO O aluno deverá ser capaz de compreender quais os títulos que não são exigíveis na Falência e na Recuperação e a atuação do Ministério Público. TEMA Disposições Preliminares e Comuns. Títulos não exigíveis. Atuação do Ministério Público. ESTRUTURA DO CONTEÚDO 1. Títulos não Exigíveis; 2. Exceções. 3....
tracking img