Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hobbes assim como outros filósofos do século XVI ao XVIII era contratualista. Os homens viveriam nauralmente sem poder e sem organização, que somente surgiria após um pacto firmado por eles, EsteContrato daria a origem ao estado. Esta teoria foi muito criticada em relação a concepção de selvagens que sem nenhum contato social dominassem a linguagem a ponto de conhecer noções tão abstratasquanto a de contrato, para que pudesse se reunir nas clareiras das florestas e realizarem um pacto social. Pensamento esse equivocado, pois os contratualistas jamais pensou em selvagens isolados sereuniam em uma clareira e realizar um Simulacro de constituinte.
A Guerra Generalizada
O homem natural de Hobbes não é um selvagem. É o mesmo homem que vie em sociedade e sua natureza não se alteracom o tempo. Para Hobbes a natureza fez os homens iguais nas faculdades de corpo e espírito. Quanto as faculdades de Espirito.
No Celebre texto de Hobbes, O leviatãn, ele afirma que os homens são tãoiguai que nenhum pode triunfar sobre o outro, e que todo o homem é opaco aos olhos de seu semelhante, o que o incube de uma prudência em relação ao próximo supondo o que este fará. Isto Leva oindivíduo a atacar o outro, para vencê-lo ou para evitar um possível ataque, isto quando a causa não é pela simples contemplaçãp do próprio poder nos atos de conquista, que são mais do que a simples garantiada própria segurança. O Estado seria então o controlador e opressor desta guerra, e sem a atuação deste o estado constante de guerra, em que o homem é lobo do homem, é o mais racional possível noestado de natureza. Na natureza do homem há três causa principais da discórdia: a competição, que visa o lucro; a desconfiança, que leva a segurança, e a gloria, em busca da reputação. Este estado deGuerra se manterá enquanto não ouver poder capaz de manter a todos em respeito. Com isso Hobbes contraria a visão do Animal social descrita por Aristóteles, em que passa a ideia do desenvolvimento...
tracking img